Pacote de Viagem para Brasil - Maranhão 7 dias / 6 noites Lençóis Maranhenses e Santo Amaro

Suas viagens inesquecíveis e mais prazerosas

Brasil - Maranhão

Se você quer se encantar nesta viagem visitando um lugar inesquecível, os Lençóis Maranhenses são o destino certo!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica às margens do Rio Preguiças, abrangendo as cidades de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo o último o portão de entrada principal apara esta atração de beleza natural surpreendente. No total este Parque possui 155 mil hectares pura beleza, com dunas de até 40 metros de altura e com as famosas lagoas de água doce, com tons que variam entre o azul e o verde, encantando os turistas que visitam a região.

Ali você encontrará um fenômeno geológico único que foi formado ao longo de milhares de anos, formando um cenário surpreendente e inesquecível. Ali você encontrará algo que se assemelha a um grande deserto que só não se assemelha ao Saara africano porque nos Lençóis chove 300 vezes mais por ano.

Viajando com este pacote você poderá se encantar visitando a região de Santo Amaro (inacessível através de veículo na época da chuva), além das belas dunas, praias, lagoas e tudo mais que torna este local um cenário surreal!

Os valores e disponibilidades dos programas são sujeitos à alteração.

Saídas: diárias de Setembro a Dezembro

Reservamo-nos o direito de corrigir possíveis erros de digitação.

(Ve)

Roteiro da Viagem

1º dia - ORIGEM / SÃO LUIS - Recepção no aeroporto de São Luis e traslado ao hotel (12km em asfalto - 20min). Restante do dia livre. Pernoite.

* São Luís: São Luís é a capital do estado do Maranhão localizada no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Conhecida como São Luís do Maranhão, Capital Brasileira do Reggae e Patrimônio Cultural da Humanidade.

2º dia - SÃO LUIS - BARREIRINHAS - ATINS - Por volta das 07h00, traslado regular com destino a Barreirinhas (265km em asfalto - 4 horas). Parada em Morros para lanche (não incluso). Chegada por volta das 12h30 e embarque em voadeira no Rio Preguiças com destino à Atins (45km - 01h10). O almoço (não incluso) poderá ser em Barreirinhas ou em Vassouras. Chegada e acomodação na pousada em Atins. Por volta das 15h30, saída para passeio ao Farol do Preguiças no povoado de Mandacaru (30min: 15min em voadeira e 15min de caminhada), seguido de visita ao dormitório das aves. Retorno à Atins no final do dia. Pernoite.

* Barreirinhas: É a cidade portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, transformado em Parque Nacional em 1981. Está localizada a 260km da Capital São Luís e possui atrativos como Passeios de Lancha pelo Rio Preguiças, Passeio de 4x4 aos Grandes Lençóis e muito mais.

* Farol do Preguiças: O Farol do Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se no Povoado de Mandacaru. Farol marítimo de 54 metros de altura, 19 milhas de alcance e 160 degraus, foi construído em 1940 e inaugurado em 1944 pelo então Almirante Morais Rego. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas do Parque Nacional.

* Mandacaru: É uma vila de pescadores localizada entre a praia de Caburé e a praia de Atins. É o mais antigo Povoado Ribeirinho. Antes era centro comercial e portuário para transportes por mar até São Luís. As famílias que lá residem hoje utilizam a pesca e a agricultura como forma de sustento.

* Atins: Banhada tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Rio Preguiças, Atins é uma vila de pescadores que é a entrada leste para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Aqui, a rusticidade misturada à bela paisagem parece dar outro ritmo aos dias.

3º dia - ATINS - PEQUENOS LENÇÓIS - BARREIRINHAS - Saída por volta das 08h30 e 09h00 em 4x4 (4km - 10 min) e seguimos até um ponto para início de caminhada. Caminhada (2km - nível médio - aproximadamente 1 hora por Dunas) até o Canto do Atins. Almoço (não incluso) no Restaurante rústico local (à base de peixes e camarões) e, após descanso nas redes, embarque em 4x4 até o porto do Atins, troca de equipamento e embarque em lancha para retorno a Barreirinhas em voadeira, com parada em Vassouras para uma curta caminhada pela APA (Área de Proteção Ambiental) dos Pequenos Lençóis. Pernoite.

* Parque Nacional: Foi criado em 02 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís. Ocupa uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 05 e 25km em direção ao interior. Estas dunas formam pequenas lagoas de água doce. Abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.

* Vassouras: Fica localizada nos Pequenos Lençóis, primeira parada no Passeio do Rio Preguiças antes de Caburé. Lá vivem algumas famílias que dependem da pesca e do turismo para seu sustento.

4º dia - PASSEIO CULTURAL - LAGOA BONITA - BARREIRINHAS - Por volta das 08h00, saída em voadeira pelo Rio Preguiças até Tapuio (5km - 15 min) para visitar à Casa de Farinha e a comunidade Marcelino (12km - 30min). Retorno em lancha até a balsa. Embarque em veículo 4x4 com destino à Tratada de Cima (8km em estrada de areia - 20 min). Por volta das 15h30, saída com destino ao Parque Nacional e vista à Lagoa Bonita (16km - 1 hora). Retorno à Barreirinhas, previsto para às 19h30 (20km em estrada de areia - 1 hora). Pernoite.

* Tapuio (Casa de Farinha): Localizado a dez minutos de Barreirinhas via Rio Preguiças. Ali moram não mais que 150 famílias ou cerca de 500 pessoas. É nesta comunidade que José Maria Diniz, um morador local, administra uma Casa de Farinha, onde é possível ver o preparo da Farinha D´água que é feito a base da Mandioca (aipim).

* Marcelino: Localizado à 12km do Centro de Barreirinhas, e acessível apenas pelo Rio Preguiças. As artesãs locais produzem bolsas, chapéus e indumentárias da fibra do Buriti. É possível acompanhar o processo de produção de tais artesanatos como o cozimento e tintura da fibra do Buriti em várias cores.

* Lagoa Bonita: Cercada por dunas de aproximadamente 40 metros, é considerada um dos melhores pontos de visitação do parque.

5º dia - BARREIRINHAS - SANGUE - LAGOAS - SANTO AMARO - Saída prevista às 08h30 com destino ao Sangue (75km em asfalto - 1 hora). Embarque em veículo 4x4 com destino a Santo Amaro (36km em estrada de areia - 2 horas). Descanso após o almoço (não incluso). Por volta das 15h00, traslado até o Parque Nacional para visita às Lagoas (7km em estrada de areia - 30 min) com caminhadas e paradas para banho. Retorno após o pôr do sol a Santo Amaro e pernoite.

* Sangue: Povoado localizado à beira da Rodovia MA-402 que liga Barreirinhas a São Luís. É utilizado como ponto de apoio para embarque e desembarque com destino a Santo Amaro, Barreirinhas ou São Luís.

* Santo Amaro: Povoado descendente de Jesuítas, um padre chamado Amaro deu nome ao lugar. O povoamento se deu com o intercâmbio de culturas entre índios e mercadores oriundos de diversas partes do mundo e de negros trazidos como escravos. É um local ainda de pouca visitação se comparado a outros pontos turísticos da região dos Lençóis e, por isso, apresenta infra-estrutura rústica e simples.

6º dia - BETÂNIA - LAGOA DO MURICI - SÃO LUIS - Saída em veículo 4x4 para o povoado de Betânia (18 km em estrada de areia - cerca de 1h00). Ao chegarmos ao Povoado faremos uma caminhada (duração de 30 min ida e 30 min volta) pelas dunas e pelo Rio Alegre até chegar na lagoa do Murici. Após aproveitar bastante a lagoa retornamos à Betânia, lá poderemos ver o Lago de Santo Amaro e conhecer o outro lado do Parque Nacional. Almoço (não incluso). Troca de veículo e embarque a São Luís (265km em asfalto - 3h30). Chegada à noite em São Luis e pernoite.

* Betânia: Comunidade ribeirinha na qual vivem apenas 25 famílias, Betânia tem ruas de areia e muitos cajueiros. Na época de chuvas, o Rio Alegre cruza a cidade e permite belos passeios de barcos e jangadas.

* Lagoa do Murici: Maior lagoa da região.

7º dia - SÃO LUÍS / ORIGEM - Em horário apropriado traslado ao aeroporto de São Luís para embarque de retorno à origem.

SUGESTÃO: Aproveite a manhã para conhecer a cidade de São Luis, e faça um city tour incluindo a visita ao conjunto arquitetônico dos séculos XVII, XVIII e XIX, passando por palácios, igrejas, museus, praças, ruelas, becos, escadarias, solares e sobrados. Obs. Às segundas-feiras os museus estão fechados para manutenção.
Saída do tour por volta das 09h00.
Duração: 3 horas de carro e caminhando.

Consulte nosso atendimento para informações sobre serviços adicionais (noite extra, passeios, traslados).

O ROTEIRO PODERÁ SER ALTERADO DE ACORDO COM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E/OU POR MOTIVOS ALHEIOS A NOSSA VONTADE.

Inclui / Não Inclui

Inclui

- traslado privativo compartilhado para todos os clientes Aeroporto São Luis / Hotel em São Luis / Aeroporto São Luis;
- traslado regular São Luis / Barreirinhas em Microonibus (saída entre 07h00 e 08h00, passando em todos os hotéis);
- traslado privativo compartilhado para todos os clientes Barreirinhas / Santo Amaro / São Luis;
- hospedagem nos hotéis escolhidos com café da manhã;
- refeições mencionadas no roteiro;
- todos os passeios citados com acompanhamento de guia, taxas e transporte quando necessário;
- seguro viagem;

Não Inclui

- refeições e bebidas não mencionadas;
- despesas pessoais;
- qualquer outro item não mencionado como incluso.

 

Forma de Pagamento

Consulte-nos para formas de pagamento

Preços por pessoa a partir de:

Consulte-nos para mais informações.

Hotel Validade Duplo Single

Consulte-nos para classificação de hotéis.

Consulte-nos Consulte-nos Consulte-nos

Observações

Transporte

Traslados e passeios em veículos fretados. Para melhor aproveitamento do roteiro e devido as condições das estradas locais, em alguns passeios poderão ser utilizados veículos off road (4 x 4). Consulte-nos.



Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado