Dicas: Documentos para a viagem: separar todos é o primeiro passo para uma viagem tranquila.

Confira dicas sobre o assunto


Enquanto faz os preparativos para sua viagem você precisa deixar fácil todos os documentos que irá utilizar. Lembre-se sempre de levar as originais, pois não serão aceitas cópias, mesmo aquelas autenticadas.

Se sua VIAGEM é NACIONAL, ou seja, somente pelo Brasil (vôo doméstico ou Cruzeiro Marítimo), os documentos originais que você deverá apresentar no check-in são:

Se você tem mais de 18 anos:

- Carteira de Identidade em boas condições e com menos de 10 anos de emissão, ou:

- Carteira Funcional com foto como OAB, CRM, CREA, etc. ou:

- Carteira de Motorista com foto.

Se você tem menos de 18 anos:

- A Certidão de Nascimento só será aceita para crianças com até 9 anos de idade para os vôos domésticos. Já para Cruzeiros este documento não é aceito;

- Identidade em boas condições e com menos de dez anos de emissão.

Caso o menor vá viajar desacompanhado será necessário levar a autorização dos pais ou responsáveis por escrito e com firma reconhecida em cartório. Já se a viagem for realizada com apenas o pai ou a mãe, é necessário levar a autorização do outro. Se um dos pais for falecido anexe uma 2ª via do Atestado de Óbito.

 

Agora se sua VIAGEM é INTERNACIONAL (Vôo Internacional ou Cruzeiro Marítimo), os documentos originais que vocês devem levar são:

Se você tem mais de 18 anos:

- Passaporte com validade mínima de seis meses ou conforme exigência do país visitado.

- Visto Consular, quando exigido.

Quando a sua viagem for para os países MERCOSUL (viagens e Cruzeiros) você não é obrigado a levar o Passaporte. Você pode embarcar com o passaporte ou com o Documento de Identidade original, em bom estado e com emissão em menos de dez anos. A única exceção é o Chile, que pede documentos de identidade com menos de cinco anos de emissão.

Se você tem menos de 18 anos:

- Passaporte com validade mínima de seis meses ou conforme exigência do país visitado.

- Visto Consular, quando exigido.

- Da mesma forma que nas viagens nacionais, os passageiros menores de idade devem levar a autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório. Já se a viagem for realizada com apenas o pai ou a mãe, é necessário levar a autorização do outro. Se um dos pais for falecido anexe uma 2ª via do Atestado de Óbito.

 

SE VOCÊ NÃO É BRASILEIRO:

Todos os estrangeiros, mesmo os que residem no Brasil devem portar no momento da viagem:

- Passaporte

- RNE (Registro Nacional de Estrangeiros)

- Visto, quando o país de destino exigir

Lembre-se que para as viagens internacionais você deve ter um Passaporte válido. Nos casos onde o país exige visto dos visitantes este deve ter a validade mínima de seis meses.

Caso você ainda não tenha passaporte você pode agendar a solicitação no site da Polícia Federal e levar seus documentos pessoalmente no posto de atendimento escolhido, da data e horário previamente agendado.

Os documentos que você deverá levar são:

- Identidade;

- CPF;

- Título de Eleitor e comprovantes de que voltou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Caso você não tenha os comprovantes você deve solicitar uma declaração que comprove que você está quite com as obrigações eleitorais;

- Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens com mais de 18 anos);

- Certificado para Naturalização, para aqueles que são naturalizados;

- Comprovante bancário de pagamento da taxa de emissão do documento;

- Passaporte anterior, quando houver (mesmo aqueles fora de validade).

Após completar o requerimento do passaporte você deverá buscá-lo no mesmo posto da Polícia Federal, em aproximadamente 6 dias úteis, conforme agendado na data de sua visita.

Confira outra dicas:

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado