Blog

Os encantos da Polinésia Francesa

  • Compartilhe
  • Postado em 21/01/2019
  • Por Marketing TGK
  • Visto 575 vezes
Os encantos da Polinésia Francesa

As ilhas da Polinésia Francesa exalam um poder de vida que tornam inesquecíveis todas as suas experiências, que variam entre as mais badaladas e as mais paradisíacas.

A Polinésia Francesa é um paraíso formado por cinco arquipélagos. Cercado por montanhas de origem vulcânica, o Tahiti é a maior ilha e a principal porta de entrada para os turistas. Os passeios mais conhecidos por lá são, mergulho, jet-ski, catamarã e os fantásticos banhos nos lagos naturais. Com ares de uma cidade grande Papeete é a capital do Tahiti, aqui é possível encontrar um pouco de tudo vida noturna animada, excelentes lojas e praias espetaculares.

Agora, se quiser ficar encantado com a beleza deste país, Bora Bora sem dúvida é o destino certo. A região ainda abriga uma base militar da II Guerra Mundial que foi deixada pelos norte americanos. Já na ilha de Moorea, você vai se impressionar ao ver as grandiosas montanhas e as fantásticas cachoeiras. Em Taha'a as lagoas de água azul com certeza vão te fascinar. Para descobrir alguns mistérios do mar conheça Rangiora

E para a aventura ser completa visite, também, a ilha de Tikehau, um verdadeiro tesouro da natureza e que está apenas a 300 quilômetros de Pappete.

Geografia

As ilhas da Polinésia Francesa estão situadas no pacífico, e são compostas por um agrupamento de 118 ilhotas, espalhados por uma superfície total de quatro milhões de quilômetros quadrados em cinco arquipélagos e formados pelas ilhas da Sociedade, de Tuamotu, das Marquesas, das Austrais e de Gambier. Não há uma fronteira comum com outro país, e os lugares mais próximos são a Nova Zelândia, a 4.000 km; o Havaí, a 4.500 km; e a América do Sul, a 7.000 km de distância.

Melhor época para conhecer

O ideal é conhecer os encantos da Polinésia Francesa numa época ensolarada. De maio a outubro é considerado inverno, ou seja, não costuma chover muito. A altíssima temporada é no mês de setembro, quando são férias escolares e as baleias jubarte estão na área. O verão vai de novembro a abril, essa época é mais chuvosa, e pode ter ventos fortes e furacões, especialmente em janeiro. As temperaturas ao longo do ano costumam ficar entre 20 e 30 graus.

Os encantos da Polinésia Francesa  Os encantos da Polinésia Francesa

 

Informações sobre a viagem

Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Polinésia Francesa, apenas passaporte com validade superior a 6 meses e passagem de volta.

Atenção: a vacina contra a febre amarela deve ser tomada ao menos com 10 dias de antecedência ao embarque.

COMO CIRCULAR

Se você quiser dirigir livremente de praia em praia, além da CNH brasileira, você deve ter a carteira internacional em mãos (PID). Mas atenção: as ilhas de Papeete e Moorea são as únicas onde irá conseguir dirigir. As outras ilhas você só consegue chegar de barco, avião ou helicóptero.

Moeda

A moeda oficial é o Franco Francês do Pacífico (CFP ou XFP), mas o dólar americano e principalmente o euro são superbem aceitos, além de cartões de crédito internacionais.

Gorjetas

Dar gorjetas não faz parte dos costumes do povo da Polinésia Francesa. Entretanto ela é sempre apreciada, principalmente pelos funcionários dos hotéis.

Segurança

A Polinésia Francesa é um país bem tranquilo. Crimes relacionados com turistas são algo incomum e pequenos furtos têm números baixíssimos, mas se prevenir é sempre bom. A maioria dos hotéis disponibiliza cofres para proteger seus pertences valiosos e evite também andar com grandes quantias de dinheiro.

Compras

A capital Papeete é o melhor destino para fazer compras. No mercado público da região tem de tudo! De objetos de arte a várias lembrancinhas maravilhosas. Outro lugar que faz muito sucesso é a Tahiti Pearl Market, onde você vai encontrar as cobiçadas pérolas negras e sem dúvida é um dos melhores destinos para comprá-las. As lojas dos hotéis espalhadas pelas ilhas também possuem uma grande variedade de produtos. Vale à pena conferir.

Duty Free - sem dúvida você vai encontrar algo especial para trazer da sua viagem como, por exemplo, os vidrinhos de Monoï que são excelentes para fazer massagens ou a baunilha taitiana uma verdadeira especiaria.

Ah, outra lembrança inesquecível é fazer uma das famosas tatuagens do povo polinésio.

Idioma

Os idiomas oficiais no país são o francês e o maohi (tahitiano). E pode ficar tranquilo, pois nos hotéis e resorts se fala perfeitamente o inglês e um pouco de espanhol.

Comunicação

A principal operadora na Polinésia Francesa é a Vini, que oferece conexão pré-paga. Ao desembarcar no aeroporto, procure um balcão da operadora e adquira o seu chip (Sim Card). Caso você queira utilizar os serviços da sua operadora, entre em contato com eles ainda no Brasil.

Cultura

As ilhas do polinésia francesa exalam um poder de vida que tornam inesquecíveis todas as suas experiências, que variam entre as mais badaladas e as mais paradisíacas. Os Taitianos chamam esse poder de Mana, eles acreditam que ao sair do avião esssa "força" envolverá você e quem estiver te acompanhando.

Os taitianos de hoje em dia herdaram uma cultura rica e considerável dos seus ancestrais mahori. Foi dos mahori que veio o ritmo da vida taitiana, um mundo onde as vidas dos deuses, dos guerreiros e dos homens se entrelaçaram em lendas coloridas. A palavra tatau que deu origem a palavra tatuagem, surgiu nas Ilhas do Tahiti e os símbolos possuem significados quem contam a história de cada personagem histórico taitiano, em cada linha traçada no corpo, o mahori do passado se conecta ao mana do presente e do futuro.

É um lugar onde a música, a dança e a arte nasceram da maravilha da vida diária. É também um lugar onde o arremesso de lanças começou como esporte dos deuses, os reis prestigiaram o surfe e os homens competiam em corridas de canos e levantamento de pedras, como uma demonstração de força pura.

Gastronomia

A exuberante vegetação tropical das ilhas do país, assim como seu rico ecossistema, garantem mesas fartas à beira mar, sobretudo uma culinária de frutas, especiarias e hortaliças cultivadas por fazendeiros locais.

O toque final da baunilha está nas sobremesas, enquanto o leite de coco e o sumo de limão marinam os peixes das lagunas ou do mar aberto. Unindo tradição e modernidade, os grandes chefs mesclam entre os produtos locais que contém especiarias e ingredientes vindos do mundo todo.

Mas, se a ordem é saber mais sobre a gastronomia da ilha, nada melhor do que fazer roteiros turísticos especializados que organizam piqueniques nas praias ou em pequenas ilhas. Ou até mesmo degustar a cortesia de alguns dos resorts, onde o próprio chef organiza workshops de culinária.

A lendária fruta-pão ou ‘uru, o coco, as dezenas de variedades de bananas incluindo a incomparável banana cultivada laranja ou fe’i, as diversas hortaliças como a taro, a tarua, a ufior e mesmo a ‘umara constituem a base da culinária da ilha. Papaias, mangas, abacaxis, melancias, grapefruit, limões com um toque de baunilha são utilizados para elaborar saborosas sobremesas quando se janta nas Ilhas de Tahiti.

Os peixes das lagunas ou do mar aberto, variando entre as percas, os mahi mahi e o peixe-papagaio também estão no menu dos típicos pratos polinésios. São frequentemente consumidos crus, ocasionalmente marinados em sumo de limão e leite de coco, como na famosa receita “poisson cru à la Tahitienne“.

Todos esses alimentos tropicais são encontrados nos tradicionais ahima’a ou fornos polinésios onde frutas, hortaliças, leitõezinhos, galinhas taitianas, fāfā (o espinafre local) e outras iguarias como o po’e ou as tortas de frutas locais são cozinhados. Tudo é salpicado com leite de coco fresca e fica deliciosamente cremoso. Existem até mesmo passeios turísticos especializados que levarão você a descobrir os sabores das ilhas, em piqueniques organizados nas praias ou em uma motu (ilhota). Estes passeios constituem oportunidades para provar peixes recentemente pescados como o saboroso ume, o almiqui das lagunas e o pequeno peixe-macaco.

Tradição em Esportes

Como já mencionado os esportes sempre foram tradicionais desde os ancestrais na cultura taitiana, a ilha é conhecida pelas competições de canoagem e pelos diversos pontos de mergulho, o Tahiti também reserva diversas surpresas para os amantes dos esportes e da natureza. Velejar a favor dos ventos ou praticar esportes como stand up paddle, surf, bodyboarding, kitesurfe e funboard parece perfeito em um cenário onde tudo pulsa como um elogio gritante à natureza.

Os encantos da Polinésia Francesa  Os encantos da Polinésia Francesa

 

Papeete

Toda viagem a Polinésia Francesa começa por Papeete, a capital do Tahiti, pois é onde chegam os voos internacionais. Pode-se dizer que Papeete é a porta de entrada desse arquipélago paradisíaco, ali que se concentra a maior parte da população do Tahiti. Sendo assim, a riqueza cultural é imensa. Comece explorando o Museu Paul Gauguin, você irá ver fotos, documentos e reproduções de suas obras. Descubra a história das famosas pérolas negras no Museu da Pérola, ou vá comprá-las no Quartier du Commerce. No Marché Municipal, você encontrará artesanato e frutas tropicais. Conheça de perto a beleza natural do país caminhando por florestas tropicais até o Mont Aorai ou fazendo um safári de jipe ao Mont Marau. Veja cachoeiras no Vale Faarumai. Explore a região de Paea para visitar o Marae Arahurahu, um antigo templo polinésio, sede do festival Heiva I Tahiti em julho.

Em Punaauia, a 16 quilômetros a oeste de Papeete, você tem que conhecer o Museu do Taiti para se aprofundar na história local e apreciar a vista da ilha Moorea. Já em Mataiea, você poderá ver plantas tropicais do mundo inteiro nos Jardins Botânicos. Mergulhe com cilindro ou snorkel nas águas límpidas de Punaauia. Para surfar, um dos melhores lugares sem dúvida é em Teahupo'o, um paraíso para os surfistas, conhecida mundialmente e de julho a outubro é possível ver muitas baleias. Algumas praias que são maravilhosas e valem uma parada são a Plage de Toaroto e a Papenoo Beach.

Moorea

Possui o apelido de "Rainha do Pacífico" é exuberantemente verde, com altas montanhas, cachoeiras e inúmeras praias!

Cercada de verde e com praias azul turquesa está Moorea, à apenas 19 km de Papeete. Repleta de hotéis de luxo com bangalôs sobre as águas e passeios inesquecíveis, como o encontro com arraias em águas rasas.

Colorido, florido e radiante, a ilha de Moorea é um prazer para todos os sentidos. Passeie luxuosamente entre jardins e praias de areia branca, uma miríade de flores e plantações de abacaxi, observe pescadores na canoa polinésia ou ouça o som do ukulele sentado sob uma árvore purau (Hibiscus tiliaceus). Você saboreará esses momentos mágicos e esse mundo encantado incomparável.

As águas tranquilas da lagoa e os ventos de comércio anuais de abril a outubro permitem uma variedade de atividades, desde canoagem polinésia a paddle boarding, kite boarding, esqui aquático e até mesmo surf por algumas das passagens. Uma das Ilhas do Tahiti, Moorea é um refúgio para mergulhadores que quase que instantaneamente se apaixonam pelo variado sistema ecológico e a biodiversidade do recife de corais além da pela mistura colorida de vida marinha. Ao fazer scuba diving ou snorkeling, você poderá encontrar arraias, tubarões e tartarugas marinhas em uma lagoa clara brilhando em diferentes tons de azul.

Sobre a montanha, a paisagem exuberante é vigiada por oito cúpulas com uma magnífica cratera vulcânica antiga que atualmente se tornou um vale exuberante. É a área perfeita para caminhadas, passeios a cavalo, quadriciclo ou qualquer passeio em veículos de quatro rodas.

Diversos artistas vivem na ilha de Moorea. Pintores, escultores, joalheiros e tatuadores se estabeleceram nesta ilha e aproveitam os encantos da Polinésia Francesa para capturar a beleza e a serenidade da ilha e encontrar a inspiração para criar sua arte.

Taha'a

Um paraíso selvagem com uma infinidade de tesouros. A ilha de Taha’a é tão bela que já foi objeto de rivalidade entre os reis das ilhas de Raiatea e Bora Bora, durante os séculos XVIII e XIX.

A região possui montanhas e vales, lagoas de água azul turquesa, bancos de areia e ilhotas virgens. Além de suas plantações de baunilha, possui fazendas de pérolas e esconde uma joia da hotelaria da Polinésia, o Le Tahaa Island Resort & Spa. Com uma arquitetura inspirada no estilo tradicional polinésio, ele convive harmonicamente com a cultura local e com a natureza preservada que o envolve. Um dos melhores programas, além de descansar muito na praia e nadar em volta do bangalô, é o scuba dive.

É possível alcançar a barreira de corais, que é rica em vida marinha! Nesse passeio, gente, é muito comum topar com tubarões, raias e moréias durante o mergulho. Tem que ter coragem! Para quem não quiser se aventurar, o resort oferece a opção de snorkel no Coral Garden, um jardim de corais cheio de peixes, que só tem em Taha’a. Agora, se você quiser explorar o entorno da ilha de caiaque ou stand-up, o resort deixa os equipamentos à sua disposição na praia. Ainda tem excursões para conhecer Raiatea. E sem falar que você pode visitar o lindo rio Fa’aroa River, os magníficos templos, entre outras atrações. Não se animou, então deite na espreguiçadeira, e aproveite o paraíso, afinal, a ordem aqui é relaxar.

Bora Bora

Nos dias de sol, que não são raros, Bora Bora ganha um cenário irresistível, completado por areais claros, o verde dos montes Pahia e Otemanuo, além do azul do mar e do céu.

Um paraíso tranquilo logo sobre a lagoa, o conceito do bangalô sobre a água é um elemento imperdível de Bora Bora e As Ilhas de Tahiti. Nos quartos, suítes de vilas flutuantes, perca-se em meio às cores da lagoa, envolvido por pores do sol inesquecíveis. Projetados e construídos de acordo com o estilo taitiano tradicional, esses bangalôs oferecem acesso direto à lagoa e são a fuga relaxante perfeita.

Bora Bora é um vulcão ancorado em uma das lagoas mais lindas do mundo, com um milhão de tons de azul. O enorme motu das praias de areia branca de Bora Bora, permeado com coqueiros, circulam a lagoa esmeralda povoada por incontáveis peixes e corais multicoloridos, destino famoso pela grande quantidade de casais em lua-de-mel desfrutando de ilhotas formadas desses corais.

Na região, pode-se nadar, mergulhar, praticar windsurf, andar de jet-ski, passear no fundo do mar de lagoonarium, um veículo dotado de um domo que lembra um pequeno submarino, entre muitas outras atividades. Os amantes da aventura podem explorar antigas fortificações erguidas quando Bora Bora foi uma base militar, na II Guerra Mundial, fazer escaladas ou encarar um passeio para alimentar tubarões e arraias.

Para quem não perde o famoso momento das comprinhas, Bora Bora há artesanato local, roupas, objetos de arte e outros produtos, mas as peças feitas com pérolas são a grande atração. Variados bares e restaurantes completam a infraestrutura local.

Os encantos da Polinésia Francesa   Os encantos da Polinésia Francesa

Rangiroa

Rangiroa é o maior atol da Polinésia Francesa e um dos maiores do mundo. A enorme lagoa interna, com suas águas límpidas e a vida marinha exuberante, é o sonho de qualquer mergulhador. Principalmente nos passeios para Ile aux Récifs e Le Lagon Bleu, essa segunda atração, sem dúvidas, é um dos lugares mais bonitos que você vai ver na sua vida. Dá pra conhecê-la a bordo de um barco com fundo de vidro. Aproveite para fazer um mergulho livre e conhecer de perto o colorido mundo subaquático. Para os mais aventureiros o encontro com tubarões-martelo é uma experiência indescritível.

Ao longo da sua visita você vai se deparar com mais de 100 passagens pelo recife que oferecem acesso ao maior arquipélago de Tuamotu e as fortes correntes que atraem espécies marinhas de grande porte. Já na de aldeia de Avatoru, um dos principais povoados da região, encanta-se ao ver os golfinhos que brincam no rastro deixado pelos barcos. Os bangalôs overwater são um entretenimento à parte. Você vai poder relaxar com uma vista paradisíaca das praias.

Outro destino que vale a pena ir é na praia de Pink Sand Beach para observar como o sol cria belas cores no fundo do mar. Aproveite para conhecer a fazenda Gauguin's Pearl, construída sobre a lagoa, e veja como as deslumbrantes pérolas negras são cultivadas, e também para comprar algumas joias. À noite, peça uma refeição de marisco fresco, com uma taça de vinho feito de uvas cultivadas entre os coqueiros locais.

Tikehau

Se busca por um lugar ideal para a prática de surf, mergulho, canoagem e, claro, perfeito para relaxar, o Tikehau será o seu oásis!

Considerada um dos mais belos atóis da Polinésia, este lugar tem hospedagem para todos os gostos, como bangalôs sobre a água, hotéis simples e casas de família. Mas, se existe um local que vale apena se hospedar é no fantástico Tikehau Pearl Beach Resort, com seus charmosos bangalôs a beira mar, se fundem perfeitamente à paisagem e permitem que você aprecie as diversas tonalidades de azul do mar cristalino. Ainda, é possível fazer passeios para admirar os pássaros e a vida marinha, trilhas em jipes 4x4, caminhadas, visitar sítios arqueológicos, entre outras atividades.

Tetiaroa

É impossível descrever a beleza de Tetiaroa com palavras, você precisa ver para crer. Uma curiosidade da ilha é que ela foi o refúgio secreto de Marlon Brando por mais de 30 anos, e, por isso, é onde você encontrará o luxuoso eco-resort The Brando, em homenagem ao ator e antigo dono da ilha. O The Brando é perfeito para relaxar, se inspirar e viver o clima de romance. Ele oferece uma infinidade de atrações para turistas, como bicicletas para desbravar a região, uma rede de restaurantes e bares divinos, lojas exclusivas que vendem roupas, peças de banho e tudo aquilo que você pode precisar durante a viagem, incríveis salas de massagem no Spa Varua Te Ora, piscinas privativas, e muitos mais.

Além de sua beleza deslumbrante, Tetiaroa é um lugar de rara biodiversidade e um santuário natural para aves e a vida marinha. E no passado foi o retiro da realeza taitiana durante séculos. As antigas marae (templos) construídas no atol pelos primeiros polinésios ainda podem ser encontradas lá até hoje. Este lugar é intenso, suave, acolhedor e inesquecível... Você ficará simplesmente enfeitiçado com os encantos da Polinésia Francesa!

Curiosidades

- Algumas expressões na língua local:

Ia Ora Na (Olá, bem-vindo),

Mauruuru (Obrigado)

Nana (Adeus)

Você sabia que o filme Moana: Um Mar de Aventuras, dos estúdios Disney tem como inspiração as tradições orais do povo polinésio? A história conta sobre uma princesa heroína que desbrava os mares da Polinésia Francesa. Você vai conhecer algumas lendas, vai ver um semideus repleto de tatuagens, entre outras coisas. Se você não assistiu ao filme ou se esqueceu da história, já sabe como se entreter ao longo da viagem.

Dados do Consulado

O Consulado do Brasil em Sydney tem competência para prestar serviços consulares aos países do Pacífico, entre eles a Polinésia Francesa.

Telefone: + 612 9267 4414 (do exterior, inclusive Brasil)

Em caso de dúvidas, você também pode enviar um e-mail: [email protected]

Depois de todas essas dicas, você já está pronto para embarcar nessa viagem inesquecível!

Conheça nossos roteiros para a Polinésia Francesa: https://www.tgkturismo.com.br/pacotes/polinesia/tahiti

A TGK te leva !

Olá, deixe seu comentário para Os encantos da Polinésia Francesa

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado