Blog

Jalapão

  • Compartilhe
  • Postado em 22/05/2017
  • Por Marketing TGK
  • Visto 114 vezes
Jalapão

O Jalapão é uma das regiões turísticas mais famosas do estado do Tocantins, e ganhou destaque nacional por ser um dos destinos mais procurados pelos amantes do ecoturismo e o turismo de aventura.

O seu território que ultrapassa a marca de 158.970,95 hectares é muito bem distribuído entre as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins.

Considerado o maior parque estadual de Tocantins, o Jalapão conta com várias cachoeiras, dunas, serras, rios, fervedouros e outros atrativos histórico-culturais. Veja a seguir o que esperar e encontrar nesse verdadeiro paraíso!

Dunas

Se você deseja se sentir em pleno deserto precisa conhecer as famosas dunas do Jalapão que te oferece um cenário incrível de tirar o fôlego! É recomendável que visite o local acompanhado de um guia para não correr o risco de se perder.

Além de vários paredões de areias douradas que podem alcançar mais de 40 metros de altura, você ainda encontra um mirante para a Serra do Espírito Santo e uma lagoa. Não deixe de contemplar o por do sol.

Fervedouros

Trata-se de pequenos poços de águas cristalinas e quentes que submergem de uma nascente subterrânea. É comum encontrar nos fervedouros do Jalapão o fenômeno da ressurgência que não permite com que você se afunde devido a grande pressão de gases na água. Entre os mais famosos fervedouros estão: o da Glorinha, o Buritizinho e o do Alecrim.

Cachoeiras

São atrativos a parte, sendo uma mais bela do que a outra. A mais famosa é a Cachoeira da Velha que possui uma queda d’água de aproximadamente 20 metros. Já a Cachoeira da Fumaça possui duas quedas: uma com 40 metros e a outra com 18 metros. O banho só é permitido no poço de águas verdes-esmeraldas.

Praias de Água doce

Uma das praias mais interessantes é, sem dúvida, a Praia do Alecrim que é excelente para banhos e possui águas cristalinas. Já a Prainha da Cachoeira da Velha possui águas mais calmas, enquanto a Prainha do Rio Novo é ideal para quem gosta de praticar mergulho e vai adorar a sua piscina translúcida.

Artesanatos da Mumbuca

É um vilarejo que fica a 35 km de distância de Mateiros e possui importância histórica e cultural para a região. A sua população é composta por grande número de descendentes de escravos que se tornaram referência na prática artesanal de criar seus produtos com capim dourado e seda de buruti – não se espante se você encontrar um violão criado a partir dessa fibra.

Catedral Nossa Senhora das Mercês

Belíssima igreja localizada em Porto Nacional, cujo patrimônio histórico foi erguido no século XIX. Vale a pena contemplar os seus vitrais, pinturas e esculturas como também o por do sol enquanto se deixa levar pelas águas calmas do rio Tocantins que por ali circula. Ah, aproveite e converse com os moradores locais que tem muita história e lenda para contar a respeito da igreja.

Agora que você teve um aperitivo sobre o Jalapão é hora de programar sua viagem. Entre em contato conosco, pois lhe preparamos uma oferta especial.

Olá, deixe seu comentário para Jalapão

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado