Blog

Super viagem à Croácia — O que saber antes de viajar!

  • Compartilhe
  • Postado em 05/06/2018
  • Por Marketing TGK
  • Visto 246 vezes
Super viagem à Croácia — O que saber antes de viajar!

Tão pequena e tão completa! A Croácia vem atraindo cada vez mais brasileiros, pois oferece uma infinidade de atrações a serem descobertas.

A sua geografia, por exemplo, lhe proporciona um litoral imenso e espetacular. Mas o país tem muito mais a oferecer, como cidades medievais, rotina refinada, idílicas praias de pedra da Costa da Dalmácia, o azul do Mar Adriático e o verde dos lagos de Plitvice. Tudo isso, sem dúvida, vai conquistar você!

Viajar para este destino é conhecer o melhor do continente europeu, como as encantadoras Dubrovnik e Split, além da capital Zagreb que respira arte e cultura, mas com sabor especial de um lugar ainda pouco explorado. Em Zadar, prepare-se para ter uma experiência inesquecível ao ver um dos mais belos pores do sol da sua vida. Considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco, Trogir respira o legado do seu passado. Uma região tem mais de 4 mil anos de existência! Vale um pulo também ao norte para conhecer o balneário mais antigo da Croácia: Opatija, uma cidade elegante, bonita, com muita história e tradição turística. É em Opatija que se encontra o primeiro hotel da costa adriática: o antigo Hotel Quarnero e atual Hotel Kvarner, construído em 1884. Motivos não vão faltar para você realizar esta super viagem à Croácia!

Todos os brasileiros que forem à Croácia a passeio não necessitam de visto por um período de até 90 dias. Porém, no momento do desembarque, você vai precisar ter em mãos: seu Passaporte atualizado com validade superior a 6 meses; passagens de ida e de volta; comprovante de hospedagem e seguro viagem para o período que estiver por lá.

 

- Embaixada

Todo cuidado é pouco! E caso necessite entrar em contato com a Embaixada do Brasil no país, ela está localizada na capital Zagreb.

Endereço: Trg Nikole Šubića Zrinskog,10/I, 10.000.

Telefone: (+385) 1 400 2250

Fax: (+385) 1 400 2266

Email: secretaria.zagreb@itamaraty.gov.br

Site: http://zagreb.itamaraty.gov.br/pt-br/

(Fonte: http://www.embaixadas.net/1/15989/Brasil-em-Zagreb)

 

- Geografia

Banhado a Oeste pelo Mar Adriático, é um País do leste (central) europeu, no Hemisfério Oriental. Faz fronteira marítima com a Itália; ao Sul com Montenegro, ao Norte com a Hungria e Eslovênia, a nordeste com a Sérvia e a leste com a Herzegovina e Bósnia.

Com um formato de uma ferradura, a costa do País é bem recortada, possuindo inúmeras baías e mais de 1000 ilhas. Ao todo, a Croácia possui mais de 56 mil km quadrados de extensão.

- Temperatura

Os tipos climáticos da Croácia são o Temperado Continental, mais para o interior, e o Mediterrâneo, nas zonas litorâneas.

As estações são opostas as do Brasil. De Junho a Setembro é verão e de Novembro até Março, é inverno. Importante destacar que, mais para o litoral, o clima é mais ameno, e no verão costuma ser bem quente. Mas nas regiões montanhosas, o frio é mais forte com temperaturas podendo chegar a -45ºC no inverno

De modo geral, a época mais indicada para viajar para a Croácia é entre maio e setembro, período que inclui o verão europeu, a melhor estação para aproveitar as praias do antigo continente! Julho e agosto são, sem dúvidas, os melhores meses para fazer essa viagem por causa do clima quente, mas setembro, assim como maio e junho, ainda continua sendo uma excelente época para aproveitar o destino, com atrações menos cheias de turistas.

 

Super viagem à Croácia ;) O que saber antes de viajar! Super viagem à Croácia ;) O que saber antes de viajar!
Dubrovnik Zagreb

 

- Idioma

A língua oficial é o Croata, além de possuir muitos dialetos. Não é uma língua muito simples, mas lá eles também falam muito bem o Inglês, o que facilita bastante a comunicação.

- Fuso

+ 4 horas do horário de Brasília e + 5 horas quando os brasileiros estão em horário de verão.

- Eletricidade

A corrente elétrica no território croata é de 220 Volts (50Hz). E os formatos das tomadas são dos tipos C e F, de dois pinos. Em todo o caso, é bom levar o seu adaptador para não ter nenhuma dor de cabeça!

- Dinheiro

A moeda oficial é a Kuna, que vale um pouco menos que o nosso Real. É importante ressaltar que, se está viajando com Euros, terá que fazer a troca pela moeda local, já que o dinheiro europeu não é amplamente aceito na Croácia. Lembrando sempre que é importante consultar a cotação do dia, porque sabemos que esses valores variam muito.

Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos lá, porém tem a cobrança das taxas de IOF posteriormente.

- Gorjetas

Esse é um tema que sempre varia muito: Quando devo dar gorjeta e quanto devo dar? Na super viagem à Croácia, a gorjeta não é esperada. Claro que, se der um agrado, eles vão gostar, mas isso não é obrigatório por lá. Oferecer o troco do seu pagamento pode ser uma boa atitude; mas pagar os 10% de serviço já é muito bem visto. Para os trabalhadores dos hotéis, é interessante dar uma ajuda. E para motoristas, pode-se oferecer entre 10% e 15% do total gasto com o serviço.

- Segurança

O país é muito tranquilo e seguro. Dá para andar pelas ruas de noite sem problemas! Mulheres sozinhas podem visitar a Croácia sem risco. Porém, não custa ficar atento com bolsas e carteiras em áreas muito cheias, especialmente durante o verão, que é a temporada mais agitada do ano.

- Compras

Em cada cidadezinha você vai encontrar um souvenir incrível para trazer de lembrança. As mulheres costumam gostar muito dos produtos morchich; são brincos, colares e joias super típicas da Croácia. Além disso, os bordados de seda também são muito produzidos na região. Outra dica legal é o licitar, um biscoitinho de massa de pão de mel e que hoje são feitos também de madeira para decoração. Mas, os souvenirs mais famosos de toda a Croácia, sem dúvida, são os sachês de lavanda.

O cheiro de lavanda está por todas as cidades do país! A ilha de Hvar é a maior produtora e os souvenirs típicos são sachês de lavanda ao custo de cerca de 10 kunas. A ilha de Brac é produtora de uma pedra branca que reveste telhados, casas, calçadas em todo o país, inclusive, foi a pedra usada no Palácio Dioclesiano de Split e na Casa Branca, em Washington DC, Estados Unidos. Pilões desta pedra são ótimos presentes. Os mais baratos custam cerca de 70 kunas. O vinho croata, o azeite famoso da região da Istria e o mel também são boas opções para levar para casa. Em Zagreb, a loja Natura Croatica vende mais de 300 itens – de sabonetes a óleos de banho, além de vinhos, chocolates, geleias e temperos. Ainda na região, a galeria de arte Prostor, também funciona como loja de roupas, com peças de artistas independentes e jovens designers. Já em Split, amantes de antiguidades vão se esbaldar na Zlatna Vrata, que reúne antigos relógios iugoslavos, cerâmicas, telefones retrô da era comunista, entre outras preciosidades.

- Duty Free

Localizado na cidade de Velika Gorica, o principal aeroporto internacional do país, Franjo Tuđman, que serve a capital Zagreb, conta com o Aelia Duty Free – Art of the gift. Um conceito novo que se espalha por mais de 500 metros quadrados e que busca proporcionar aos passageiros uma experiência única, misturando glamour, prazer e excelente atendimento. Entre milhares de produtos internacionais prestigiados de marcas como: Chanel, Dior, Hermes, YSL, Guerlain e algumas das mais fortes marcas croatas: Natura, Aura, Bioaromatika, Stella Mediteranea e Kraš, este Duty Free também é enriquecido com marcas exclusivas como Godiva, Benefit, Smash box e Bare minerals. O Sense of Place é uma área interativa que oferece aos passageiros uma ótima oportunidade para experimentar as iguarias mais famosas que a Croácia tem para oferecer!

- Celular

Caso você queira utilizar roaming e pacotes de dados, procure pela sua operadora ainda no Brasil. Porém, caso queira comprar chips (SIMCARDS) na Croácia, é possível faze-lo nas operadoras locais, ao desembarcar no país.

- Dirigir

Para viajar pela Croácia, alugar um carro é uma ótima opção. Com a carteira de habilitação brasileira, é permitido conduzir e assim terão a total liberdade para rodar o País e conhecer cada canto desse paraíso. Lembrem-se de locar um GPS caso seu celular não funcione no País.

A melhor opção é locar o automóvel diretamente do Brasil, o que facilita bastante e dá mais segurança.

As estradas lá são excelentes e a maioria, pedagiadas. E é aí que entra uma grande diferença com o que estamos acostumados. Ao contrário do Brasil, na super viagem à Croácia você paga pela distância percorrida. Funciona da seguinte forma: no primeiro posto de pedágio você pega um papel e você só saberá o valor da tarifa no momento que deixar aquela estrada, quando devolvê-lo ao atendente que irá calcular o valor. E não se preocupe, porque as tarifas não são altas!

Se a sua intenção é apenas passear pela cidade, locar um carro pode não ser uma boa ideia, já que lá eles possuem cidadezinhas medievais onde a circulação de automóveis é restrita. Atente-se!

Olá, deixe seu comentário para Super viagem à Croácia — O que saber antes de viajar!

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado