Blog

Roteiros pela Alemanha

  • Compartilhe
  • Postado em 11/06/2018
  • Por Marketing TGK
  • Visto 319 vezes
Roteiros pela Alemanha

A área territorial da Alemanha é de 357.021 Km ² , e ela está situada na Europa Central, que vai dos Alpes até ao litoral do mar do Norte e do mar Báltico.

O país faz fronteira a norte com a Dinamarca, com o mar do Norte e com o mar Báltico, a leste com a Polônia e com a República Checa, a sul com a Áustria e com a Suíça e a oeste com a França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda.

As belas paisagens do país são compostas por altas montanhas dos Alpes que se situam no sul, onde você também vai ver densas florestas. Já ao norte, encontrará o litoral e alguns dos rios mais longos da Europa, como os rios Reno, Danúbio e o Elba.

Em seu roteiro pela Alemanaha você precisa conhecer em sua viagem:

- É a Kaufhaus Des Westens, uma luxuosa loja de departamentos alemã que reúne grandes nomes da moda, como Dior, Fendi, Prada, Hermès, Louis Vuitton, entre outros.

- Na badalada região da Friedrichstraße você vai encontrar a renomada loja francesa Galeries Lafayette, além de várias outras marcas famosas, cafés, teatros e opções de entretenimento.

- Já a Avenida Kurfürstendamm, é um verdadeiro paraíso para os que gostam de fazer umas comprinhas. Lá você vai encontrar marcas famosas, como Diesel, Swatch, United Colors of Benetton, Apple e muitas outras.

Ótimo passeios que também devem fazer parte do seu roteiro pela Alemannha são:

FRANKFURT > Grandiosidade é a palavra-chave para tratar da cidade, a maior do estado de Hesse e a quinta maior de toda a Alemanha. Com aproximadamente 700 mil habitantes, o destino é um dos principais centros culturais e econômicos da Europa, com diversos museus espalhados por suas ruas agitadas. Sua paisagem urbana é praticamente dominada por arranha-céus e outros prédios grandiosos, dos quais a população se orgulha. Ao caminhar pelo Centro Histórico de Frankfurt, verá construções datadas dos séculos XV a XVIII. Não deixe de conhecer o belíssimo Städel Museum que possui um acervo fixo e abriga exposições temporárias de arte moderna e impressionismo. Já o German Film Museum, por outro lado, é mais moderno e interativo. Nele é possível entender a fascinante história do cinema alemão.

Localizada no movimentado bairro de Innenstadt, a Main Tower vai te proporcionar uma bela visão panorâmica da cidade. No coração de Altstadt, a grandiosa e bem conservada Catedral de São Bartolomeu é um lugar repleto de espiritualidade e um destino muito visitado. Se estiver procurando passeios mais clássicos, a Old Opera House, intitulada Alte Oper, é o lugar certo. Sua arquitetura é linda e a sua inauguração é datada de 1880. Lá você poder ver shows, concertos e apresentações de dança. Outra boa opção de passeio é o charmoso parque de Palmengarten, na região central, que é repleto de jardins bem cuidados, um lago com pedalinhos e trilhas maravilhosas, ideais para caminhadas. Não deixe de visitar também a encantadora região de Romer. O lugar tem inúmeras casinhas históricas, bons restaurantes, bares e incríveis lojas ao redor.

Roteiros pela Alemanha Roteiros pela Alemanha
Munique Hamburgo


BERLIM
> Uma cidade unificada e cosmopolita, conhecida por sua arquitetura, seus museus e festivais. Berlim possui doze distritos, cada um com seu caráter próprio. Se você é apreciador da história não pode deixar de ir ao distrito central de Mitte para explorar alguns dos melhores museus do mundo, como o Museu Pergamon, o Museu Bode e outras grandes instituições da Ilha dos Museus, todos considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO. Caminhando um pouco para o leste irá se deparar com o Museu DDR, onde entenderá melhor os ideais da Alemanha Oriental. Agora, para mergulhar profundamente na história dos judeus, visite o Memorial do Holocausto. Ele é um monumento e um comovente tributo aos judeus assassinados durante a Segunda Guerra Mundial.

A aproximadamente a 1,5 quilômetros ao norte conheça também o Memorial do Muro de Berlim. Ao longo dos anos as mudanças políticas e as inovações do país transformaram a cidade em um mostruário dos principais estilos arquitetônicos do mundo. Você irá ver o estilo barroco no palácio de Charlottenburg, e na Catedral de Berlim, uma bela edificação em arenito que tem elementos dos estilos renascentista, gótico, neoclássico e barroco. O palácio Reichstag, a sede do parlamento alemão, é provavelmente o máximo em mistura de estilos. A clássica construção original agora tem na parte superior uma cúpula de vidro supermoderna que propicia uma visão de 360 graus da cidade. Não deixe de ver os arcos neoclássicos do Portão de Brandenburgo, conhecido como símbolo de paz e união.

Berlim ainda possui uma grande variedade de parques. Mas o principal é o Tiergarten. Leve uma cesta de piquenique, relaxe e se divtirta. Aqui você também encontrará o famoso Zoológico de Berlim, criado em 1844. Ele está dentro da área do Tiergarten e abriga centenas de animais. As agitadas praças, Alexanderplatz e Potsdamer Platz são lugares fantásticos, e visitá-las é quase uma obrigação. Essa segunda, por exemplo, foi onde se instalou os primeiros sinais luminosos de trânsito da Europa. Um fato curioso é que Potsdamer Platz foi destruída na Segunda Guerra Mundial e se tornou um território de ninguém. Mas a praça sofreu uma extraordinária reurbanização que a transformou em um dos espaços públicos mais visionários da Europa. Os adeptos da gastronomia poderão provar iguarias locais como Eisbein, Schnitzel e Armer Ritter, a versão alemã da rabanada.

HAMBURGO > Além das passarelas suspensas, Hamburgo coleciona os títulos de maior porto do país e a cidade mais verde de toda a Alemanha, com belíssimos parques, jardins impecavelmente cuidados e imensas áreas arborizadas, repletas de flores e reverenciadas por paisagistas. Alguns desses espaços podem ser vislumbrados em passeios de barco pelo rio Elba. Duas embarcações em especial se transformaram em museus incríveis: o cargueiro Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers.

Em terra firme, aproveite para conhecer os cafés, teatros e o famoso museu de cera Panoptikum. Outro destino que você vai encontrar traços do passado é na badalada Reeperbahn, a via mais agitada das noites da cidade. Em meio a tanta animação, fica até difícil imaginar que, há pouco mais de sessenta anos, as tropas aliadas deixaram Hamburgo completamente destruída. Mas a torre da igreja Nikolaikirche está ali, ainda em ruínas, para reavivar a memória de quem já se esqueceu dos horrores da II Guerra. A fantástica galeria de arte Hamburger Kunsthalle e o centro de arte contemporânea Deichtorhallen, irão te impressionar com suas exposições. Uma das atrações turísticas mais visitadas da Alemanha é o Miniatur Wunderland (País das Maravilhas das Miniaturas), é simplesmente inacreditável a perfeição das miniaturas.

Hoje em dia, no centro da cidade é possível observar vários edifícios modernos, pois muitas das construções medievais foram destruídas no grande incêndio de 1842 ou reduzidas a entulho durante a II Guerra Mundial. Sem dúvida vale conferir a Rathaus (prefeitura), um símbolo da cidade que foi cuidadosamente reconstruída e restaurada às condições originais do século XIX. Já nas áreas de Speicherstadt e New Docklands você vai poder admirar a arquitetura ou jantar em um dos maravilhosos restaurantes.

FLORESTA NEGRA > Mesmo que você nunca tenha ido até a Floresta Negra, certamente já teve alguma ligação com o lugar. Seja pelo famoso bolo de mesmo nome, as casinhas típicas tipo enxaimel, os clássicos contos Chapeuzinho Vermelho e João e Maria ou pelos relógios cuco. Esse canto da Alemanha é um dos lugares mais belos de todo o país e um dos mais misteriosos também. Não faltam lendas e paisagens naturais incríveis.

Comece a sua jornada pelo Schwarzwälder Freilichtmuseum Vogtsbauernhof (Museu ao Ar Livre da Floresta Negra). Aqui, séculos de cultura estão preservados em uma série de fazendas e chalés que mostram como as famílias e as comunidades viviam. Visite um dos vilarejos e observe as lindas casas de enxaimel e igrejas medievais. No centro histórico de Gengenbach, aprecie a típica atmosfera da região durante uma caminhada e procure pela espetacular fachada cor de rosa da prefeitura. Os produtos locais também são incríveis e atraem muito compradores. Não deixe de visitar os mercados da movimentada Offenburg e adquira um belíssimo relógio de cuco na Triberg im Schwarzwald. Já em Villingen-Schwenningen, você vai ver o choque da rica história da cidade com o seu lado mais moderno. O lugar é repleto de lojas e cafeterias descontraídas. Uma viagem a esta região não é completa sem você conhecer a área rural. Prepare-se para ver as mágicas Cataratas de Triberg e explore as ruínas do Castelo de Hochburg.

Outro passeio imperdível é caminhar pelas trilhas que levam à poderosa montanha de Kandel, ou então, encante-se com a beleza dos campos do Vale de Kinzig. 

FÜSSEN > Situada aos pés dos Alpes Bávaros, a pequena Füssen, é a principal porta de entrada para você conhecer o fantástico Castelo de Neuschwanstein. Localizada às margens do rio Lech, esta romântica cidade com mais de 700 anos de história floresceu durante o século XV. Um dos passeios mais clássicos é fazer um tour pelo centro medieval. Apesar de pequeno, o centro histórico abriga prédios com fachadas apaixonantes, muitas lojas charmosas, deliciosas confeitarias, restaurantes com ótima gastronomia regional, além das tradicionais cervejarias alemãs. Mas, a grande estrela da região, é sem dúvida o Castelo de Neuschwanstein, no topo do desfiladeiro de Pollat. Este magnífico monumento, construído por Luís II da Baviera, serviu de fonte de inspiração para o Castelo da Cinderela na Disney e é um dos cartões-postais mais belos da Alemanha e talvez o castelo mais famoso do mundo.

Na região de Füssen você ainda tem que visitar outros castelos importantes, como o Hohenschwangau, o castelo amarelo que era a residência oficial de verão da família real da Baviera, o Hohes Schloss, que fica no centro da cidade e está entre os castelos mais preservados na Baviera, e o Schloss Linderhof, que tem claras semelhanças com o Palácio de Versailles.

 

MUNIQUE > A quantidade de músicos, cineastas, arquitetos e artistas plásticos não deixam dúvidas à vocação de Munique para as artes. Existem inúmeras atrações para você conhecer. Comece passeando pela Marienplatz, o coração da cidade, e onde está o maravilhoso prédio da prefeitura o Neues Rathaus. As ruas ao redor da praça são ideais para compras, como a Kaufingerstr e a Theatinerstr. Próximo dali você vai encontrar o Viktualienmarkt, um mercado ao ar livre, onde é possível comprar produtos frescos de vários lugares do mundo, inclusive do Brasil. Lá também tem um pequeno biergarten, o único da cidade que serve cerveja de todas as 6 cervejarias tradicionais (Paulaner, Hacker Pschorr, Augustiner, Hofbräu, Löwenbräu e Spaten). Já o Englischer Garten, é um dos parques mais lindos que você vai ver na sua vida. Para quem não sabe, ele é maior do que o Central Park de Nova Iorque, e é um paraíso no meio da cidade. Lá é possível ver surfistas no rio Isar, tomar uma cervejinha ao som de música Bávara em um dos biergartens, tomar sorvete, deitar na grama, fazer piquenique, passear de pedalinhos, e muito mais. Outro destino espetacular que você tem que visitar é o Castelo Nymphenburg, é onde o famoso Rei Ludwig II nasceu, costumava ser a residência de verão da realeza e hoje está aberto para visita. Aproveite para ir também ao Parque Olímpico e tenha uma vista de tirar o fôlego da cidade subindo na Torre Olímpica. De lá é possível caminhar até o BMW Welt, um lugar com diversos carros em exposição. Conectado por uma ponte, ainda, está o BMW Museum, com relíquias que contam a história da montadora. E é impossível deixar de fora do seu roteiro a Oktoberfest, o festival mais famoso do mundo. Mas fique de olho, porque apesar de se chamar Oktoberfest, começa no terceiro final de semana de setembro e termina no primeiro de outubro.

- História

Durante muitos anos a cidade de Berlim ficou dividida em duas pelo famoso Muro de Berlim, o mesmo, começou a ser construído em 13 de agosto de 1961, a mando do chefe de estado Erich Honecker. Totalizando 66,5 quilômetros de grades, 302 torres de observação, 127 redes elétricas com alarme e 255 pistas para cães de guarda. Pelo menos 80 pessoas morreram e milhares foram presas na tentativa de transpor a muralha. 28 anos depois, sob forte pressão, o então líder da Alemanha Oriental, Egon Krenz, ordenou a abertura do muro, que logo foi derrubado pela população, jogando por terra as diferenças que separavam o leste do oeste. 

- Curiosidades

A Oktoberfest começou em 1810, na cidade alemã de Munique. A festa se inicia em meados de setembro e termina no primeiro domingo de outubro. Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", significa festa ou festival. Diferentemente da atual festa, no início a Oktoberfest foi concebida para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, futuro rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

Além da Alemanha, a festa é celebrada em países de várias partes do mundo, como na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Hong Kong, Irlanda, Itália, México, Vietnã, entre outros.

Olá, deixe seu comentário para Roteiros pela Alemanha

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado