Blog

Pacote de viagem para Colômbia, mas o que saber?

  • Compartilhe
  • Postado em 13/05/2018
  • Por Marketing TGK
  • Visto 219 vezes
Pacote de viagem para Colômbia, mas o que saber?

Você está prestes a conhecer um país surpreendente... Capaz de encantar a todos com atrações que incluem destinos históricos, culinária rica e praias caribenhas de tirar o fôlego!

Há muitas razões para se apaixonar por ele. A começar por um povo simpático e acolhedor! E olha só: o clima é favorável praticamente o ano inteiro! Esqueça a Colômbia de Pablo Escobar. Permita-se conhecer um lugar novo... Uma Colômbia mágica e deslumbrante!

Algumas das cidades históricas mais fascinantes da América do Sul estão aqui. A exemplo da capital, Bogotá: uma típica metrópole cosmopolita; e da cidade de Cartagena das Índias: escondida entre uma grande muralha que servia de proteção de ataques piratas e que hoje é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade. Barranquilla também chama a atenção por ser uma cidade alegre e festeira, e por realizar grandes eventos: destaque para o maior carnaval do país!

Para quem gosta de um destino mais ecológico e grande contato com a natureza, Santa Marta possui uma boa estrutura para receber turistas e mochileiros. Assim como San Andrés, bastante procurada pelos brasileiros. A ilha colombiana, conhecida pelo famoso mar caribenho de ‘siete colores’, te espera com muito sol, mar azul, praias, boas opções de hospedagem e restaurantes. 

Qual documentação levar?

• BRASILEIROS: Passaporte (validade mínima de 6 meses) ou RG (emitidos a menos de 10 anos e em boas condições). ESTRANGEIROS: é necessário RNE original e Passaporte. Importante verificar se o país de destino exige visto de seu país natal.

• MENORES de 18 anos viajando desacompanhados - autorização por semelhança* de pai e mãe, com firma reconhecida em 3 vias (para menores viajando sem a presença do pai e da mãe ou acompanhados por terceiros maiores e capazes). A mesma regra aplica quando acompanhados por apenas um dos pais, autorização por semelhança* do genitor que não viajará.
* Firma reconhecida por semelhança: significa que a assinatura de ambos os pais no documento de autorização pode se dar por meio do reconhecimento de firma já registrada em cartório.
- A documentação defeituosa ou incompleta – passaporte, RG, falta de vistos ou impossibilidade de entrada em algum país expressada ao passageiro por órgão oficial local - será de única e exclusiva responsabilidade do passageiro, eximindo a operadora de qualquer responsabilidade, inclusive do reembolso de qualquer tipo de despesas extras.
- Para a Colômbia: É OBRIGATÓRIA a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela emitido com pelo menos 10 dias antes do embarque. http://www.anvisa.gov.br/viajante/

 

Consulado/ Embaixada

Nunca se sabe, mas, caso necessite, seguem as informações da Embaixada do Brasil em Bogotá:

Endereço: Calle 93 Nº 14-20, Piso 8

Código Postal: 110221

Apartado Aéreo 90540

Telefones: +57 1 218-0800

Fax: +57 1 218-8393

E-mail: brasemb.bogota@itamaraty.gov.br

Site: http://bogota.itamaraty.gov.br

Facebook (Perfil Geral): facebook.com/Brasilbogota

Facebook (Setor Consular): facebook.com/consularbrasilbogota

Facebook (Estudante-Convênio): facebook.com/ProgramaEstudanteConvenioColombia

Twitter: twitter.com/brasilbogota

 (Fonte: http://bogota.itamaraty.gov.br/pt-br/a_embaixada.xml)

Geografia

Banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico e pelo belíssimo mar do Caribe, a Colômbia ainda possui a região andina, entre montanhas e vales. Agora, caso você esteja no espírito de aventura extrema e considere-se um tanto quanto desbravador, há também a Amazônia Colombiana, habitada por comunidades indígenas e de natureza intocada.

Pacote de viagem para Colômbia, mas o que saber?	Pacote de viagem para Colômbia, mas o que saber?
Arquitetura de Bogotá Janelas de Cartagena

 

Temperatura e Clima

Boa parte do território colombiano está abaixo do nível do mar, principalmente na costa caribenha, onde o calor forte domina e é mais garantido o céu ensolarado na maior parte do ano!

No entanto, na Colômbia encontram-se vários climas... Do quente ao frio. Por isso, se você quiser conhecer diferentes regiões, vai precisar preparar uma mala eclética, ok?

Em Bogotá, que está mais alto, a média mínima anual é de 15ºC e a máxima 20ºC. Os meses mais chuvosos são abril, maio, outubro e novembro, enquanto os mais secos correspondem aos meses de janeiro, julho e agosto.

Já em Cartagena, Santa Marta e nas Ilhas do Caribe, a temperatura é sempre alta e agradável, com médias anuais acima dos 27ºC e sensação térmica ainda maior devido à umidade.

Idioma

A língua oficial é o espanhol (castelhano), mas dá pra se virar bem falando portunhol.

Fuso horário

Não precisa se preocupar tanto com o Jet lag. O fuso é de somente menos 2 horas em relação ao horário de Brasília.

Eletricidade

A corrente elétrica na Colômbia é de 110 Volts (60 Hz). Porém, o padrão das tomadas elétricas é o mesmo utilizado na Terra do tio Sam (Estados Unidos), aquele com duas ‘patinhas planas’ ou com uma terceira arredondada. Então, fique ligado... E garanta seu adaptador!

Dinheiro

A moeda oficial na Colômbia é o Peso colombiano (COP). É importante avaliar a cotação na época que for trocar seu dinheiro e entender o que vale mais a pena: trocar ainda no Brasil ou trocar dólares quando chegar lá. Importante: não leve Real. Para trocar na Colômbia, leve apenas Dólar.

Gorjetas                                                                                            

Dar 10% de gorjeta nos restaurantes é quase que uma regra no país. Porém, alguns irão perguntar se você aceita incluir ‘propina’. Mas calma! Não se assuste com a pergunta! Propina quer dizer gorjeta. Ok?

Segurança

Atualmente, a Colômbia é mais segura e acessível do que há alguns anos. Sim, existe violência, mas ela acontece mais em bairros isolados e carentes. Os turistas costumam sofrer com furtos e ‘mãos leves’, nada de muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Então, fique bem atento aos seus pertences. Vale ressaltar que é preciso também ficar atento aos golpistas! Alguns deles se passam por policiais à paisana, pedindo para inspecionar seu passaporte e dinheiro em busca de notas falsificadas, e, assim, ‘confiscá-las’.

Compras             

O café colombiano é um dos mais famosos do mundo! E uma marca superconhecida é a do café montanhês Juan Valdez, que é uma delícia! Inclusive, além da presença marcante na Colômbia, eles têm muitas cafeterias espalhadas por vários países.

Duty Free

Bogotá possui um dos melhores aeroportos da América Latina, o El Dorado. E por lá encontramos o Attenza Duty Free, operado pela Duty Free Americas. Alguns preços praticados são menores que os encontrados no Brasil. Por isso, vale deixar para consultar os valores na volta da sua viagem. Eles aceitam Peso colombiano, Dólar, Euro e cartões de crédito. Lembrando que nessa última opção existe o acréscimo do IOF na sua fatura (6,38%).

Celular           

Caso você queira utilizar roaming e pacotes de dados, procure pela sua operadora ainda no Brasil. Alguns hotéis oferecem o serviço de wifi.

Sobre dirigir

Pretende alugar um carro!? Sem problemas! Na Colômbia, o brasileiro pode usar a sua própria carteira de habilitação nacional para dirigir. Existe um acordo entre os Estados do Mercosul que permite que você dirija tranquilamente por lá. Ah, os colombianos dirigem na mesma ‘mão’ que a gente, à esquerda. Então, sem pânico! ;)

Olá, deixe seu comentário para Pacote de viagem para Colômbia, mas o que saber?

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado