Blog

Aurora Boreal no Canadá - O show de luzes do norte

  • Compartilhe
  • Postado em 03/02/2017
  • Por Marketing TGK
  • Visto 323 vezes
Aurora Boreal no Canadá  - O show de luzes do norte

LUZES ESVERDEADAS e avermelhadas invadindo o céu como “cortinas” dançantes e brilhantes – sim, estamos falando da Aurora Boreal, um dos fenômenos mais belos do mundo, e que pode ser observado em apenas alguns locais do planeta como o Canadá.

Embora pareça algo “mágico”, a aurora boreal tem sua explicação científica: quando os elétrons dos ventos solares se encontram com o campo magnético da Terra e se chocam em grande velocidade com os elementos da atmosfera, produz-se então uma série de feixes luminosos que variam entre verde e vermelho ou, mais raramente, entre violeta e azul, a depender da altitude e dos níveis de nitrogênio na região.
Para você que sempre sonhou em contemplar a aurora boreal no Canadá, nós preparamos algumas curiosidades e dicas de viagem imperdíveis. Acompanhe:

Lendas sobre a Aurora Boreal

Ao longo da história, diversas civilizações criaram explicações mitológicas sobre o fenômeno. Os gregos foram os primeiros a defini-lo como uma transmutação da Aurora, a deusa do amanhecer, que a cada chegada era recepcionada por Bóreas, o Deus do Vento do Norte. Devido a esse mito, o fenômeno foi intitulado “Aurora Boreal” pelos cientistas.
No entanto, os povos indígenas que habitaram a região norte da Europa tinham outra explicação: as luzes coloridas eram resquícios das almas de seus entes falecidos. Tais lendas demonstram o quanto esse fenômeno provoca fascínio e curiosidade desde as épocas mais remotas da humanidade.  

Presenciando a aurora boreal no Canadá

A cidade de Whitehorse, no território de Yucon, é um dos melhores ”palcos” para este show de luzes que atrai turistas de todos os lugares do mundo. A alguns quilômetros do centro, há locais especialmente criados para a observação da Aurora Boreal, afastados de luzes artificiais e estruturados com cabanas aquecidas para proporcionar uma experiência confortável em temperaturas abaixo de zero.
Durante o dia, a cidade reserva atrações como caminhadas, trilhas, pesca em rios congelados e passeios de trenó para os amantes de ecoturismo, que poderão aproveitar o maravilhoso ar das montanhas canadenses − de acordo com o Guinness World Records, Whitehorse possui o ar mais puro do mundo!
A gastronomia é outra atração à parte: peixes para todos os gostos, sopas cremosas de queijos (canadian cheese soup), carnes assadas, massas, entre outras iguarias típicas podem ser saboreadas em diversos restaurantes e bares da cidade. Cafés, chocolates e bebidas quentes também são ótimas opções para degustar entre um passeio e outro.

Melhores épocas do ano

A aurora boreal no Canadá só pode ser presenciada quando o polo norte do planeta está em uma posição favorável aos ventos solares, mais especificamente entre março e abril ou entre setembro e outubro. Também é fundamental que o céu esteja sem nuvens, por isso, é indicado consultar as previsões meteorológicas antes de agendar a viagem.
Para garantir uma alta probabilidade de contemplar o fenômeno, recomenda-se escolher um pacote focado exclusivamente na Aurora Boreal e com dias livres para atividades independentes. Para saber mais sobre essa opção, consulte-nos.

crédito de foto: divulgação/CanadianTourismCommission

 

Olá, deixe seu comentário para Aurora Boreal no Canadá - O show de luzes do norte

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado