Blog

Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia!

  • Compartilhe
  • Postado em 28/06/2018
  • Por Marketing TGK
  • Visto 315 vezes
Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia!

Portugal é um destino encantador, ótimo para se desbravar de Norte a Sul e econômico se comparado com outros países da Europa.

E que tal, “descobrir Portugal” através de suas delícias culinárias?

Sugiro que você deixe a dieta aqui no Brasil, pois Portugal possui uma gastronomia rica e muito diversificada ­— a terra de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago é mundialmente conhecida pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas, não podemos esquecer-nos de mencionar que os portugueses consomem uma dieta mediterrânea rica em frutos do mar e legumes frescos.

Juntamos cinco deliciosos pratos portugueses que com certeza você, ao visitar este País, não vai resistir e entenderá o porquê não vale a pena abster-se destes prazeres nesta maravilhosa viagem para Portugal. Entregue-se!

 

Dica 1 - A Francesinha

Apesar do nome, o prato é bem português e nasceu no Porto, turistas brasileiros comem rezando este prato que se assemelha a um sanduiche, ele é recheado com salsicha fresca, bife bovino, fiambre (espécie de presunto) e queijo, tudo isso envolto a dois pães de forma bem grossos, regado a um molho quente levemente picante.

A Francesinha vem acompanhada com batata frita e você pode come-lá com uma boa cerveja preta ou vinho do porto.

 

 Dica 2 – Leitão da Bairrada

Antigamente era sempre preparado em tempos festivos, atualmente é preparados aos milhares de turistas que visitam Portugal todos os dias.

O Leitão da Bairrada é uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal e sempre é preparado por mãos especializadas e dedicadas, pois o processo é rigoroso desde a escolha do suíno, aos cortes e temperos.

O leitão é temperado com alho, sal, pimenta, salsa, toucinho, manteiga de porco e folhas de louro. O segredo da crocância é que o leitão é retirado do fogo de tempos em tempos, para ser salpicado com vinho branco da região e também para que se evite o super aquecimento.

 

Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia! Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia!
 A Francesinha Leitão da Bairrada

 

Dica 3 – Enguias fritas

No começo você pode até achar estranho e exótico comer enguias fritas, mas este peixe é bem típico da região de Aveiro e muito e consumido.

Experimente sem medo este prato de sabor único e saboroso, aproveite para se deliciar com um bom vinho do porto ou vinho verde.

 

Dica 4 - Ovos Moles

…”São seis barrilinhos d’ovos moles de Aveiro. É um doce muito ‘chic’, é uma delícia, até conhecido lá fora”  Eça de Queiroz, na sua obra “Os Maias”.

 

Os ovos moles ou Ovos Moles de Aveiro, é um doce típico da região de Aveiro, cuja produção começou por freiras dos vários conventos existentes até ao século XIX.

A receita não tem mistério, a sua base é essencialmente uma mistura de gemas de ovos, açúcar e água. O que torna este docinho especial é a sua apresentação, que pode vir em barricas de massa que parece uma hóstia, decoradas com pinturas locais, ou em miniaturas de plantas e animais, é lindo e gostoso.

Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia! Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia!
Enguias fritas Ovos Moles

 

Dica 5 – Pastel de Nata

E claro que não poderíamos terminar este texto sem mencionar sobre o queridinho Pastel de Nata ou erroneamente conhecido aqui no Brasil como Pastel de Belém, pois este é o nome de uma famosa confeitaria de Lisboa, muito visitada por brasileiros que ao voltarem para o Brasil denominaram o docinho com o nome da confeitaria.

 

Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia!
Pastel de Nata

 

Este simbólico doce português é feito de massa folhada, com recheio de creme. Um bom pastel de Nata só é sublime quando a sua cobertura é crocante e douradinha.

A gastronomia portuguesa, óbvio não se limita nestas 5 dicas, é bem mais rica é ampla! Portugal conta com uma gama infinita de possiblidades quando o assunto é gastronomia, onde comer, o que comer, o que beber... as escolhas são inúmeras, mas as experiências serão estupendas, acredite!

E por que não conferir estes pratos localmente?

Se você está pensando em conhecer Portugal, entre em contato com a TGK Travel que somos especialistas neste destino, montamos o destino conforme as suas necessidades e desejos. A #tgkteleva, consulte-nos.

Viagem para Portugal.


Texto
Isis Gomes 

Olá, deixe seu comentário para Viagem para Portugal, explore a sua gastronomia!

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado