Blog

Indonésia

  • Compartilhe
  • Postado em 14/03/2018
  • Por Marketing TGK
  • Visto 574 vezes
Indonésia

Uma joia do turismo mundial com uma cultura fascinante e muitos destinos exóticos. Se quiser embarcar para uma viagem de sonhos, seu lugar é aqui! Você acredita que este é o país com mais ilhas do mundo? São mais de 17 mil, sendo que apenas 6 mil são habitadas.

Por isso, possui uma das vidas marinhas mais diversas do planeta! A Indonésia é rica em belas paisagens... Com florestas tropicais, piscinas naturais, montanhas, vulcões e imensas plantações de arroz. Além de conservar os mais belos templos religiosos e praias paradisíacas que encantam turistas do mundo todo! Um lugar de muitas cores e sabores... Que respira cultura e é ditado por um ritmo alegre, com festivais místicos e rituais únicos durante o ano inteiro. Cada ilha conta com uma agenda, assim como cada uma tem sua religião e etnia. Existem povos hindus, budistas, muçulmanos e cristãos. É ou não é um país plural?

A Ilha de Bali é o principal cartão postal e desejo de muitos viajantes. No entanto, uma das atrações mais procuradas atualmente são as Gili Islands, formadas por três ilhas com três perfis singulares, onde você se locomove a pé, de bike ou de charrete! Pode até ser uma longa jornada até chegar neste país, mas tenha certeza de que valerá muito a pena!

                                                                                          

Geografia

A Indonésia é um dos países geologicamente mais ativos no mundo! Tem mais de cem vulcões ativos... O que faz dela umas das regiões com maior atividade vulcânica da Terra! Uau! Entre seus vulcões está o Kelimutu, na Ilha das Flores. Em seu cume existem três lagos de cores vivas que se contrastam... Do verde turquesa ao vermelho profundo. Um fenômeno natural que impressiona! Cortado pela linha do equador, o país fica entre a Austrália e a Ásia Continental, sendo o maior conjunto de ilhas do mundo. Ele está dividido em sete arquipélagos: ilhas de Java, onde fica Jacarta; Sumatra; Bornéu; Sondas, onde está Bali; Papua; Celebes e Molucas. 

Temperatura e Clima

Ele possui duas estações marcantes: a seca, que vai de abril a outubro; e a chuvosa, de novembro a março. Mas é bom salientar que a luz do sol é abundante na maior parte do tempo! As temperaturas variam ao longo do ano, mas o calor é mais garantido. Por exemplo, na capital Jacarta, na ilha de Java, a média anual é de 26º a 30º.

Idioma

O idioma oficial da Indonésia é o bahasa indonesia. O significado literal é “língua indonésia”. Curiosamente, na maioria dos casos, é o segundo idioma falado pelos nativos, que aprendem com suas famílias o dialeto local em casa, como o javanês e o balinês. São mais de 700 dialetos no país, com influências do hindu, árabe, persa, sânscrito, holandês, chinês e adivinha... Até do português! Na Indonésia, muitas pessoas também, se comunicam em inglês. Você consegue se virar muito bem se falar um pouco da língua.

Fuso horário

De acordo com cada região, é um tópico que varia bem! E, sim. Até recuperar das horas de diferença, vai precisar de uns 2 dias para se acostumar. Em Bali, por exemplo, são 11 horas a frente do horário de Brasília; em Jacarta, 10 horas a mais. Isso serve para a maior parte do ano. Quando o Brasil está no horário de verão, cai uma hora em cima dessas diferenças. 

Eletricidade

O abastecimento de energia elétrica na Indonésia é de 220 Volts e de 110 Volts e a frequência, 50 Hz. As tomadas são de dois pinos/ plugues de ponta arredondada, mais conhecidas como Tipo C e F. Em alguns lugares, a tomada inglesa (Tipo G) também é utilizada. Desta forma, levar adaptadores vai ser mais do que necessário para carregar o seu celular e outros aparelhos eletrônicos!

Dinheiro 

A moeda nacional é a Rupia indonésia (IDR). E, olha só... Curtir o país não sai caro, já que a moeda é desvalorizada em relação ao real! No entanto, não pense que está rico se estiver com 100 mil rupias na carteira... Isso apenas significa que você tem em torno de 25 reais.

Por ser uma moeda de muitos números, as lojas e os cardápios dos restaurantes utilizam apenas os valores em dólares, para não confundir o viajante. Então, leve dólar, sem medo! E, se for “turistar” para áreas mais distantes, troque o seu dinheiro pela moeda local. A maioria dos resorts tem instalações para câmbio.

Gorjetas

Nós, como turistas, adoramos mostrar a apreciação por um bom serviço, né? Mas sempre fica aquela dúvida do quanto é considerado muito ou, o que é pior, insuficiente! Diferentemente de muitos países, na Indonésia não é costume dar gorjeta. Porém, não é nada mal garantir umas centenas de rúpias aos carregadores de malas dos hotéis e arredondar o valor da corrida (em múltiplos de 500) para os taxistas. No país, os guias de turismo geralmente esperam um agrado, mas nada obrigatório.

Segurança

Em geral, é um lugar seguro. Armas e violência não fazem parte do cotidiano, a não ser em Jacarta, que tem problemas como qualquer outra área urbana subdesenvolvida. O principal perigo são os desastres naturais, já que o país está localizado no chamado “Anel do Fogo”. Terremotos/ tremores e erupções vulcânicas são frequentes, mas em pequenas escalas. O último terremoto submarino, que ocasionou um tsunami, ocorreu em dezembro de 2004.

Compras 

Na Indonésia, você encontra opções de lembranças inesgotáveis, muitas lojas e mercados tradicionais. Pinturas, esculturas entalhadas em madeira, produtos feitos em palha e artesanato local. Fora roupas e tecidos no melhor estilo balinês! Em Bali, cangas coloridas e estampadas, e os chamados sarongs, que servem como vestido, canga ou saia, você encontra de montes!

Vale dizer também que em Celuk, uma vila na ilha de Bali, mais conhecida como Cidade da Prata, encontra-se artigos com preços bons, mas que variam muito de loja para loja. Por isso, é preciso pechinchar, e pode ser em inglês!

Uma expressão que você escutará muito durante as compras é “bankrupt”. Isso quer dizer que os vendedores querem convencê-lo de que sua oferta não é muito interessante para eles. Mas, se você quiser arriscar algumas frases importantes em balinês na hora que estiver comprando, anote aí: “Terima kasih” (obrigado); “Derapa” (quanto custa?); “Mahal” (está caro); “Saya bankrut” (estou sem dinheiro) e “Lihat aja” (estou apenas olhando).

Duty Free

Há não muito tempo, a rede Dufry também começou a operar na Indonésia. Em Jacarta, tem o Lotte Duty Free que fica dentro do Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, e outro em um shopping de rua, o Lotte Shopping Avenue. Em Bali, no Aeroporto Internacional Ngurah Rai, mais conhecido como Denpasar International, tem o Duty Free DFS, que também possui uma loja no centro da cidade, chamada de T Galleria by DFS.

Celular                                                    

Antes de viajar, não se esqueça de contatar a sua operadora para verificar os pacotes de dados e roaming internacionais! Mas o melhor é comprar um chip pré-pago. Na Indonésia, há várias operadoras disponíveis, como a Vodafone, Orange, PT Telkom, entre outras. Recomendamos perguntar ao concierge de seu hotel para obter informações precisas sobre onde comprar o chip local. A maioria dos hotéis e muitos restaurantes também oferecem conexões de internet gratuitas (wifi free)!

PASSEIOS

Indonésia Indonésia
Borobudur - maior templo budista do mundo Gili Meno - a noroeste de Lombok


Gili Islands
> Elas são compostas por 3 pequenas ilhas consideradas paradisíacas. A maior delas, chamada Gili Trawangan, tem águas transparentes e é cheia de peixinhos e tartarugas. Ideal para fazer snorkel, mergulhar ou curtir a praia. Gili Meno e Gili Air ficam a noroeste de Lombok, e todas as suas praias têm areia branquinha e água em vários tons de azul, supertransparente e, o melhor, na temperatura perfeita. Já Gili T, possui uma excelente estrutura repleta de opções de hospedagem! Aqui, também, é perfeito para quem busca uma vida noturna agitada. Agora, quem quer sossego... Gili Air é o destino certo. A região conta com uma ótima estrutura cheia de opções de pousadas, hotéis e restaurantes. Gili Meno talvez seja a menos estruturada, mas mesmo assim, é possível encontrar por lá restaurantes e hospedagens para todos os gostos. O lugar é considerado a mais bela de todas as Gilis

Komodo > Não é todo dia que você tem a chance de ver Dragões! Isso mesmo! Os famosos dragões de Komodo atraem muitos turistas para a ilha de Komodo e Padar. Eles são os famosos lagartos gigantes, carnívoros, que chegam a 3 metros e pesar 80 kg. Sua saliva é contaminada por bactérias altamente tóxicas! E existem parques que cuidam desses incríveis animais, mas você precisa estar acompanhado de um guia bem treinado para entrar. Além de passar para conhecê-los, não perca a oportunidade de visitar a Pink Beach, uma praia com areia rosa! E, se tiver disposição, subir os morros de Padar... Para apreciar uma vista fantástica e se deliciar com uma natureza deslumbrante! Komodo vai te deixar boaquiaberto com tantas atrações!

Monte Bromo > Prepara-se para tirar fotos incríveis! Com 2.329 metros de altitude, o Monte Bromo é uma das atrações imperdíveis! Ele fica no centro de uma ampla planície, a "Mar de Areia", que é reserva natural protegida desde 1919. Quer saber como visitá-lo? Através da aldeia de montanha situada nas proximidades de Cemoro Lawang, você tem duas opções: fazer uma caminhada de 45 minutos ou fazer um passeio de jipe organizado, que inclui uma parada sobre o Monte Penanjakan, a 2.770 metros. Anote esta dica: as melhores vistas do Monte Bromo para o Mar de Areia e os vulcões circundantes são ao amanhecer!

Ah, e pode ficar tranquilo! O Centro de Vulcanologia da Indonésia emite alertas, dependendo do grau de atividade vulcânica, para prevenir qualquer tipo de acidente.

Jacarta/ Ilha de Java > Esta é a capital e a maior cidade do país. No entanto, é um destino com poucas atrações turísticas, diferentemente de outras metrópoles do sudeste asiático. O trânsito é caótico, o transporte público é precário e a poluição é intensa. Um lugar que, na maioria das vezes, serve como porta de entrada para rumar às muitas ilhas paradisíacas do país.

Yogyakarta/ Ilha de Java > É nesta cidade que descansa o imperdível Borobudur, o maior templo budista do mundo! Ele foi erguido durante os anos 700 e 800 depois de Cristo. Uma beleza preservada e cuidada, assim como foi pensado há mais de 1200 anos. Para se chegar ao topo, a 35 metros de altura, é preciso subir algumas dezenas de degraus. Fora isso, Java abriga o maior monumento hinduísta do país, o templo Prambanan. Estes dois pontos turísticos foram declarados Patrimônio Mundial da Humanidade.

Não podemos nos esquecer do centro cultural de Java que é famoso por seus tecidos Batik, o trabalho em prata e joias e o famoso teatro de marionetes.

Lombok > Uma ilha vizinha da grande estrela do turismo indonésio, Bali, mas que ainda é pouco explorada! O que significa: menos conglomerados de turistas! Quem procura esta encantadora ilha tem como objetivo fazer a trilha para o vulcão Rinjani, o segundo maior da Indonésia e um dos lugares mais legais que você vai conhecer na sua vida. Ou, então, a procuram para surfar. Sim! As praias de Lombok são de cair o queixo... A Are Guling Beach é linda, extensa, com formações rochosas distintas e, a melhor parte, é praticamente deserta! Dentre outras praias da ilha, Mawun Beach tem um visual impressionante... Com um azul do mar de tons brilhantes, areia clarinha e águas mais tranquilas. Esta praia é ótima para nadar! Na Tampa Beach, porém, o negócio é contemplar, já que possui uma enorme quantidade de pedras. Outro paraíso também tem nome: Tanjung Aan Beach... É impossível descrever a beleza desse lugar. Tem cadeiras e guarda-sóis gratuitos te esperando e um restaurante maravilhoso ao lado, bom e barato. Quer mais? É difícil encontrar mais do que 10 pessoas na praia.

Bali > A ilha conhecida como “Terra dos Deuses” e a mais famosa do país! Viajar para lá tornou-se um dos grandes sonhos de muito viajantes. Sem dúvidas, experimentá-la é uma mistura de sentimentos, aromas, sabores e cores. Muitos turistas que visitam a região desejam conhecer os mais belos templos balineses. No entanto, há muito para se fazer lá... Inclusive, ter experiências diferentes! Como fazer massagens em verdadeiros spas com preços muito acessíveis, fazer aulas de yoga ou se aventurar numa aula de culinária local. Tudo é muito enriquecedor. Umas das principais atrações de Bali é o templo de Uluwatu, que está localizado na beira de um penhasco. Um lugar místico e lindo para conhecer no fim da tarde. O templo de Tanah Lot é outro passeio imperdível, mas só pode ser visitado quando a maré está baixa. As praias são uma atração a parte em Bali! E a Uluwatu Beach sem dúvida é uma das mais lindas. Ela esta situada em frente a um paredão de pedras onde existem bares e restaurantes. Fora isso, passear e curtir a noite em Seminyak, a Búzios de Bali, é muito gostoso! Com vários restaurantes, lojinhas e clubes de praia. O fim de tarde em Ku de Ta e Potato Head é bem indicado por turistas.

Ubud > Ainda na Ilha de Bali, outra famosa região e que vale muito a pena explorar é Ubud. Localizada entre plantações de arroz, vilas agrícolas e desfiladeiros íngremes, a cidade é considerada um dos maiores centros de artes e cultura de Bali e tem seu turismo crescendo a cada dia. Aqui também é o lugar de bons restaurantes, cafés e compras de produtos locais. Você vai encontrar templos, espetáculos de dança, um grande mercado e ainda poderá fazer passeios de bike dignos de boas lembranças! Apreciar os terraços de arroz é indispensável, porque formam paisagens naturais magníficas e você observa um método de irrigação inventado há séculos. Os terraços mais populares são Jatiluwih e o Telalagang. Quem está em Ubud também não pode perder a Monkey Forest, uma floresta de macacos considerada um santuário sagrado desses animais! São cerca de 700 deles que vivem lá, em meio a enormes árvores, vales, riachos, pontes e templos hindus, que é a religião predominante em Bali.

E, se quiser renovar as energias, o Tirta Empul Temple abriga uma fonte d’água para rituais de purificação. Interessante, hein!

 Flores > Esta ilha tem pouco mais de 4 mil habitantes. Um esconderijo espetacular! Ela possui uma cadeia de vulcões imensa, cascatas deslumbrantes e, ao longo da sua costa, uma das vidas marinhas mais exóticas e ricas do mundo. Para aqueles que se aventuraram pela ilha, o Parque Nacional Kelimuto é definitivamente um dos destinos para te fazer conectar com a natureza... Ao observar o impressionante Mount Kelimutu... com seus incríveis lagos de cores contrastantes.

 

Culinária

A cozinha regional é bem diferente dependendo da onde você for, mas um dos ingredientes mais importantes e básicos na culinária deste país é o arroz, que a gente encontra em quase tudo, por exemplo, em algumas receitas como o “nasi goreng”, feito de arroz frito com molho de soja, legumes e ovo. Prove também outras delícias como o “gado-gado’’, uma salada de legumes servida com molho de amendoim e o “satay” (espetinho, igual ao do Brasil).

 

História do país     

A Indonésia fica localizada no sudeste asiático, é um arquipélago formado por mais de 17 mil ilhas entre os oceanos Índico e Pacífico, sendo o mais extenso arquipélago do planeta. Sua capital é Jacarta, situada na ilha de Java. Nos tempos das Índias holandesas, se chamava Batávia e era a capital da colônia. Desde então, ela é o principal centro econômico do país, uma metrópole asiática em plena expansão.

Sua população é a quarta maior do mundo, com cerca de 260 milhões de habitantes, e é composta por cerca de 300 etnias. Muitos indonésios são pequenos agricultores ou comerciantes. Vale ressaltar que o país é rico em minérios, madeira, petróleo bruto e gás natural, e um dos maiores fornecedores de borracha e azeite de dendê.

 

Curiosidades e dicas

 >> Mulheres: Quando for a algum templo, o uso do traje típico local é recomendado. Não estar com o sarong, é considerado falta de respeito. Alguns dos templos emprestam a vestimenta, mas também pode ser encontrado por preços bem baratos.

>> A Indonésia é um país de gente sorridente e amável. É normal que um estranho se aproxime para perguntar aonde você vai ou de onde vem. Isso é apenas uma maneira de demonstrar interesse e puxar conversa! Não se preocupe!

 >> Para os amantes de adrenalina e de parques temáticos, o país abriga um dos melhores parques aquáticos do mundo! O Waterbom Bali fica em Kuta e conta com um exuberante jardim tropical e muitas atrações radicais para todas as idades.

 

Olá, deixe seu comentário para Indonésia

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado