Blog

Confira as Novidades do Blog

Austrália

  • Compartilhe
  • Postado em 28/02/2018
  • Por Marketing TGK
  • Visto 458 vezes
Austrália

Terra de povos aborígenes, a Austrália é o maior país da Oceania e tem na rocha vermelha de Ayers Rock, e na imagem dos seus cangurus, ícones que são reconhecidos mundialmente.

Explore esse fantástico território que varia de platôs áridos de solo avermelhado, a planícies costeiras que abrigam algumas das melhores praias do planeta, como a insanamente bela Whitehaven ou a tubular Bells!

Desvende a cosmopolita Sydney ou se impressione com a “europeia” Melbourne. Percorra em um automóvel os mais de 280 quilômetros da Great Ocean Road, visite os maravilhosos vinhedos de Adelaide ou encare uma aventura abordo de um trem atravessando o fabuloso Outback, uma terra marcada pela incrível história do povo aborígene. Em Perth, conheça algumas das mais belas praias do país, já em Cairns contemple à Grande Barreira de Corais e seus mais de dois mil quilômetros de extensão. E os amantes de surf vão adorar as sensacionais 35 praias de Gold Coast e não deixe de se impressionar na isolada e exótica, Tasmânia.

Ah, e algumas das melhores bandas de rock são as australianas, como por exemplo, AC/DC, Silverchair e Midnight Oil. Se rolar oportunidade vá a algum show!

• Geografia

Com dimensões continentais a terra dos cangurus possui uma área territorial imensa de 7 692 024 km² e é dividida em seis estados e dois territórios. Aqui, tudo vai te impressionar, a Austrália é o sexto maior país do mundo, abriga a Grande Barreira de Corais classificada como um patrimônio mundial pela UNESCO. Possui uma sucessão de desertos pontilhados por funções rochosas gigantescas, e também, é o lar de um dos povos mais antigos da terra, os aborígenes. E ainda é possível se deparar com praias de ondas poderosas e outras com águas tranquilas que parecem até piscinas!

 • Temperatura

O clima da Austrália é bem parecido com o do Brasil, só que com invernos mais frios. Por isso, se for nos meses de junho a agosto é bom levar roupas que suportem bem o frio que faz por lá.  

 Fuso

A diferença de fuso horário vai variar de acordo com a região em Sydney, que é localizada na costa leste. São 13 horas à frente de Brasília. Porém, na região central a diferença é de 12 horas, e na costa oeste, 11 horas. 

 Eletricidade

A rede elétrica na Austrália é de 220/240 Volts (50Hz) e suas tomadas têm três pinos chatos, sendo dois pinos "tortos" e um vertical. É bom levar um adaptador de tomadas para recarregar seus dispositivos eletrônicos. Caso queira comprar por lá mesmo, eles podem ser encontrados em lojas de conveniência e supermercados. 

• Dinheiro

A moeda oficial no país é o dólar australiano (AUD). Há notas de dólar de 5, 10, 20, 50 e 100 e moedas de 5, 10 e 25 centavos, além de 1 e 2 dólares. 

• Gorjetas

Não é um costume dar gorjeta na Austrália. Mas caso tenha recebido um bom atendimento e queira dar uma gorjeta, os australianos ficaram muito felizes. 

• Segurança

É um país extremamente seguro para passear. Você pode caminhar tranquilamente pelas ruas das cidades, inclusive durante à noite e sozinho. É claro que você não deve ficar desligado, mas não há motivos para ter paranóias. 

 Compras

Sydney é destino perfeito para fazer aquelas comprinhas durante a viagem! Há ótimas lojas espalhadas por toda a cidade. Comece explorando a Pitt Street, o lugar é praticamente um shopping a céu aberto com várias lojas renomadas, ainda, é possível encontrar por lá galerias e centros comerciais.

Devido o fuso horário do país a loja da Apple faz o maior sucesso... Pois os aparelhos que a marca lança são vendidos primeiro em Sydney.

Outro centro de compras que vale a sua visita é o shopping Queen Victoria Building. Você vai ficar completamente maravilhado com as lojas, marcas como Versace e Ralph Lauren com certeza vão fazer a tua cabeça!

• Duty Free

Voltar para casa sem uma lembrancinha é um verdadeiro pecado. O país é encantador e tem vários símbolos que identificam a sua cultura, como a arte dos aborígenes cheia de simbolismos, as irresistíveis placas de canguru, as pelúcias de coala e os incríveis e deliciosos vinhos australianos.

• Celular

Caso você queira utilizar roaming e pacotes de dados, procure pela sua operadora ainda no Brasil. Alguns hotéis oferecem o serviço de wifi. 

• Dirigir

Se você pretende fazer uma Road Trip ou apenas dirigir pela cidade, além da CNH brasileira, você deve ter a carteira internacional (PID). Lá a mão é inglesa e pode parecer estranho no início, mas você pega o jeito rapidinho.

Uma dica para evitar qualquer contratempo é que priorize o aluguel de um carro automático, assim, destros não irão se atrapalhar ao passar as marchas e poderão dedicar toda a sua atenção ao que mais importa, a direção. E atenção, como as distâncias na Austrália são muito grandes, planeje muito bem o trajeto das suas viagens, para evitar problemas como ficar sem gasolina no meio do caminho.

• Passeios

MELBOURNE > Cortada pelo Rio Yarra e banhada pelo mar. A cidade de Melbourne é perfeita para quem busca agitação, pois é repleta de parques e praias que contrastam perfeitamente com os seus belos prédios. Entre os principais pontos turísticos está a Federation Square, a principal praça da cidade e um ambicioso projeto arquitetônico que reúne mais de vinte galerias de arte e ocupa cinco quarteirões, reunindo atrações como o Australian Centre for the Moving Image, a Flinders Street Station, uma estação de trens muito antiga, a St Paul’s Cathedral e Hosier Lane.

Uma aventura imperdível é no Victoria Market, que foi construído em 1878, tem tudo neste lugar. Já no calçadão as margens do rio Yarra em Southbank, é certamente um passeio especial, visite-o principalmente nos dias de sol e aproveite para almoçar e curtir as paisagens. Agora se quiser ter uma vista sensacional da cidade... Vá para o observatório do Eureka Skydeck. Próximo ao observatório, ainda, tem a Galeria de Arte de Victoria e o Shrine of Remembrance, que foi dedicado aos combatentes da Primeira Guerra. E não deixe de conhecer os pubs no boêmio bairro de St. Kilda.

 

CAIRNS > Situada no estado de Queensland, Cairns atrai os aventureiros que querem explorar a Grande Barreira de Corais, as incríveis florestas tropicais, praias belíssimas e o grande deserto australiano (Outback). Mesmo com tantas opções, os corais são a grande atração da região. Para chegar neste destino mágico, existem algumas formas: você pode alugar um hidroavião, contratar um cruzeiro, um pequeno barco com chão de vidro, ou até de helicóptero.

O principal motivo das pessoas visitarem Cairns é para mergulhar ou fazer snorkeling na Grande Barreira. Com uma extensão de 2.300 km, ela é formada por mais de 700 espécies de corais e tem uma diversidade biológica única.

Partindo de Cairns ainda é possível conhecer outras ilhas de corais que são repletas de possibilidade. Em Kuranda, por exemplo: poderá visitar o centro cultural aborígene e fazer um incrível passeio de gôndola.

 

SYDNEY  > O destino mais visitado e procurado pelos turistas no país é a vibrante, moderna e segura Sydney. O maior símbolo da cidade, a Opera House, é certamente um passeio imperdível que vai muito além das óperas, pois este lugar proporciona eventos culturais inigualáveis. Outro lugar que merece a sua visita é a Harbour Bridge, a ponte que conecta o litoral norte ao sul e onde acontece o grande show pirotécnico na virada de cada ano. Conheça também a Darling Harbour, uma região portuária que reúne alguns dos melhores entretenimentos da cidade. Já da Sydney Tower Eye, você vai poder admirar o belo Hyde Park, que é repleto de árvores e, também, perfeito para relaxar. A região mais antiga de Sydney, The Rocks te reserva um passeio histórico com direito a ver mansões coloniais, museus e galerias de arte.

Claro que não poderíamos esquecer as praias, né?! A bela Bondi Beach, famosa pelas suas competições de surfe. Tem um astral alegre, com águas incríveis, e agrada desde surfistas a famílias com crianças. Outras praias que fazem um tremendo sucesso são a Bondi, Coogee Beach, Manly Beach e Balmoral Beach.

 

GOLD COAST > Com um visual de tirar o fôlego Gold Coast te oferece nada menos do que 70 km de praias, além de parques temáticos, lojas de todos os tipos e outras inúmeras atrações. Para você ter uma ideia as praias são tão fantásticas que muitas delas são sede de vários campeonatos de surfe. Não deixe de passar por Surfers Paradise. Está região tem uma importante área comercial, repleta de ótimos restaurantes, muitas lojinhas, bares e boates. Surfers é o coração de Gold Coast, e é também, onde fica o SkyPoint Observation Deck, um mirante a 230 metros de altura que oferece uma vista de 360 graus.

São tantas opções de praias que você poderá curtir praias diferentes todos os dias. A região de Broadbeach, também, vale à pena visitar especialmente Burleigh Heads. Pois nesta praia você encontrará o Burleigh Heads National Park, perfeito para caminhar. Em Greenmount aproveite para conhecer a sua costa que vai até Rainbow Bay. Além das praias... Existem muitos parques temáticos como o Warner Bros. Movie World, Dreamworld, o Wet’n’Wild e o conhecido Sea World. Outro destino incrível é o Currubin Wildlife Sancturay, cheio dos famosos bichinhos australianos, como os coalas e os cangurus.

 

ADELAIDE > A cidade de Adelaide é a capital do estado de South Australia. A região é extremamente desenvolvida e possui muitas áreas verdes. Próximo ao Golfo de Saint Vincent, por exemplo: você irá encontrar praias paradisíacas. Já ao norte vai se deparar com uma região montanhosa que aos poucos dá espaço para uma vegetação desértica e com arbustos.

O lugar, também, é muito famoso pelos festivais de músicas e por abrigar museus magníficos como o da Migração e o Instituto Nacional da Cultura Aborígene. Agora, para conferir de perto a fauna nativa... Visite a Kangaroo Island e surpreenda-se com os cangurus, equidnas, coalas, ornitorrincos, entre outros animais. Sem dúvida a natureza em Adelaide é especial. Mas se você é um apreciador de vinhos com certeza está no lugar certo. O país é um dos maiores exportadores de vinho do mundo e as principais vinícolas estão a poucas horas da cidade.

 

BLUE MOUNTAINS > Uma das mais inspiradoras paisagens do país as Blue Mountains é uma extensão da cordilheira Great Dividing. Todo o lugar é considerado um Patrimônio Mundial e ostenta algumas das mais belas cataratas, trilhas para caminhadas e outras milhares de atrações. Comece explorando essa fantástica região observando o esplêndido Vale Jamison e a impressionante formação rochosa conhecida como Três Irmãs. No Scenic World, você ficará encantado ao subir no bondinho mais íngreme do país. Outro passeio muito legal fica por conta das cataratas de Wentworth, uma das atrações mais conhecidas da região. Já para ter uma vista sem igual, vá para Govetts Leap, classificada como um dos melhores lugares para ver o nascer ou o pôr do sol. Agora, se estiver procurando aventuras extremas, ande de bicicleta na montanha, faça escaladas, pratique rapel ou até mesmo canoagem.

 

AYERS ROCK > Considerado um monólito sagrado de dimensões impressionantes Ayers Rock vai te proporcionar imagens singulares, pois ao longo do dia ele vai mudando de cor conforme a incidência do sol, especialmente ao nascer e no pôr do sol, e é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Outra formação rochosa imponente que vale a pena conhecer é o Kata Tjuta, conhecida como “as Olgas” e junto com Ayers Rock dão o nome ao parque onde estão localizados, o Uluru-Kata Tjuta National Park.

Outro passeio que recomendamos é ir ao King Canyon. Situado na extremidade ocidental da cordilheira George Gill.

 

HOBART > Cortada pelo rio Derwent e protegida pelo Mount Wellington. Hobart é a capital da Tasmânia e uma cidade superturística. Então, comece a sua jornada pelo agitado e famoso mercado de Salamanca, em seguida, visite Salamanca Place, onde ficam as galerias, teatros, restaurantes, livrarias alternativas e butiques. Já na ultramoderna Salamanca Square. Aproveite para conferir as grandes mansões e os simples chalés de pescadores, no mais antigo subúrbio de Battery Point. Um lugar histórico que você precisa visitar é Port Arthur. No passado era uma prisão que abrigava os piores criminosos do império.

Os festivais da cidade também atraem muitos visitantes. Os mais famosos são, Festival de Raízes do Sul, Festival Fringe de Hobart, Festival Soundscape e Hobart Summer Festival.

No Royal Tasmanian Botanical Gardens você ainda vai se deparar com a única estufa de plantas subantártica do mundo e se encantará com a beleza da Península Tasman. Outros destinos de Hobart, que valem cada segundo da sua viagem são a Regatta Grounds, o Government House e a Tasman Bridge. E aproveite para comer em um dos elegantes armazéns ao longo da Hunter Street.

 

TASMANIA > A 450 quilômetros de Melbourne. A Tasmânia é uma ilha com mais de 500 mil habitantes que ficam espalhados por campos, vales, parques, montanhas e praias. Não deixe de caminhar pelas ruas de pedra à beira do rio de Hobart, se inspire na maravilhosa Praça de Salamanca e circule pelas vinícolas de Coal Valley, de clima ameno.

A fauna das Ilhas Bruny e Maria e a deslumbrante praia de Wineglass Bay em Freycinet são alguns dos passeios que fazem você entender toda a magia que existe na Tasmânia. De Launceston ou Devonport. Descubra o Parque Cradle Mountain-Lago St Clair, declarado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a contemplativa Liffey Falls e a Ilha Flinders, repleta de praias desertas em Bass Strait.

Para os mais aventureiros a costa oeste é um verdadeiro paraíso. De lá é possível descer corredeiras, fazer passeios de caíques ou caminhar por pinheiros de mil anos de idade. A pequenina terra do famoso Diabo da Tasmânia... Possuem belezas naturais que vão fazer você enlouquecer de tanta felicidade.

 

PERTH > Perth é uma daquelas cidades que proporciona tudo que você espera de uma viagem inesquecível. Tem paisagens deslumbrantes, vida noturna extremamente agitada e inúmeras opções de entretenimento. Na Hay e Murray St, por exemplo, concentram-se algumas das lojas mais importantes do comércio local com vários edifícios antigos. Aqui você também irá encontrar galerias, praças de alimentação e centros comerciais, como a London Court. O charmoso bairro de Northbridge não pode ficar de fora dos seus passeios. É onde ficam o Centro Cultural de Perth e a Art Gallery of Western Australia.

Uma das maiores atrações da cidade, sem dúvida é o King’s Park, o lugar é gigantesco e é perfeito para fazer um piquenique em um fim de tarde. Se quiser ter uma visão privilegiada visite a famosa Bell Tower. Outro destino incrível é a Rottnest Island, uma ilha que tem praias deslumbrantes que parecem verdadeiras piscinas, perfeitas para fazer snorkelling. Muitos chamam a cidade de monótona, mas seu encanto está exatamente em ser uma cidade grande, mas com traços de cidade pequena.

 

Austrália Austrália
 Melbourne  Gold Coast

 

Culinária

As características da culinária australiana vêm da herança de seus colonos com a riqueza dos ingredientes de sua terra. Alguns pratos que fazem muito sucesso nos restaurantes são o Fish & Chips e Chicken Parmegiana, e os mais exóticos são preparados com carne de Canguru e Crocodilo.

A rede Outback, que faz tanto sucesso no Brasil, não é australiana como aparenta. Ela nasceu nos Estados Unidos, mas se você quiser comer em um restaurante similar, a dica é ir ao Hurricane’s Grill & Bar Steakhouse, que tem as famosas costelinhas de porco e boi. Detalhe no local: o hábito é comer com as mãos. 

 

- História

Os primeiros habitantes australianos foram os aborígenes, e em meio a várias teorias, dizem que eles chegaram ao país pelo sudeste asiático. Existem mais de 500 grupos aborígenes com aproximadamente 300 dialetos próprios.

A cultura aborígene é recheada de lendas e misticismo, sendo a principal conhecida como o Tempo dos Sonhos. As histórias envolvem elementos naturais e tradições que compõem a base religiosa dos aborígenes, já os seus rituais são destinados a comunicação com os espíritos para obter chuva, alimentos e até evitar a morte.

 

- Curiosidades

Caso deseje comprar bebidas alcoólicas, deverá ir a uma Liquor Store. Têm de tudo cervejas, vinhos, sidras, destilados, entre outras.

 

Olá, deixe seu comentário para Austrália

Enviando Comentário Fechar :/

Gostou? Vamos planejar sua viagem?

Solicite orçamento personalizado